in Destak
Mais de 65 por cento dos acidentes com idosos ocorre em casa, segundo dados divulgados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que vai dar formação de prevenção de acidentes domésticos às equipas que prestam apoio domiciliário.
Segundo Leonor Araújo, administradora da SCML, a campanha “Com mais cuidado” pretende sensibilizar a população a partir dos 65 anos para a importância de prevenir os acidentes em casa, lembrando que as quedas representam quase 80 por cento destes acidentes.
“Dados mais recentes do Observatório Nacional de Saúde mostram que a grande maioria dos acidentes nesta faixa etária ocorre em casa e que o principal mecanismo de lesão é a queda”, frisa a responsável em declarações à agência Lusa.
Até ao fim deste ano, a formação será aos 45 coordenadores do serviço de apoio domiciliário da Santa Casa e depois à restante equipa composta por 700 pessoas, que apoio cerca de 2500 pessoas diariamente.
No próximo ano, a formação vai ser estendida a todos os responsáveis de lares e centros de dia da SCML, que apoia cerca de 2000 pessoas.
Os técnicos vão treinar com os idosos estratégias práticas para evitar acidentes, sobretudo quedas.
A forma de entrar e sair do duche ou os cuidados a ter com fios soltos em casa são alguns dos exemplos que podem evitar as lesões mais frequentes, lembra à Lusa Leonor Araújo.
O objetivo é que os idosos aprendam a proteger-se e a prevenir eles próprios os acidentes em casa.
“A prevenção deste tipo de acidentes nesta faixa etária pode ser crucial porque evitará algumas repercussões graves, com consequências físicas e psicológicas complicadas. Muitos dos idosos que sofrem estes acidentes ficam com medos, síndrome de ansiedade ou podem até entrar em depressão, o que tem como consequência o seu isolamento social”, refere a responsável da SCML.


