in Diário de Notícias
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) arranca hoje com uma nova campanha de sensibilização especialmente dirigida aos turistas que visitam Portugal para que saibam o que fazer e onde recorrer caso sejam vítimas de um crime.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da APAV adiantou que a apresentação da campanha vai ser feita através de uma acção na rua Augusta, em Lisboa, onde será distribuída aos turistas e transeuntes que por ali passem informação sobre apoio às vítimas.
"Trata-se de alertar o turista para a prevenção que deve ter, mas também procurar dar uma resposta e apoio, uma solução quando é vítima de um crime de furto, por exemplo, de uma carteira ou quando é vítima de um dano de um carro que foi alugado e foi vandalizado para quando sair do território nacional ter uma sensação e uma resposta positiva ao mal que lhe aconteceu", explicou João Lázaro.
De acordo com a APAV, com base em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Centro de Investigações Sociais e Empresariais (CISE) da Universidade Lusófona e Turismo de Portugal, o perfil do turista é masculino (59 por cento), com idade entre os 25 e os 44 anos e com habilitações académicas de nível superior.
Do total de 903 milhões de turistas registados em 2007 pelo INE, 484,4 milhões são provenientes da Europa, com a Espanha a liderar (59 por cento), seguida do Reino Unido (10 por cento), França (8 por cento) e Alemanha (5 por cento).
O motivo da viagem a Portugal tem que ver maioritariamente (72,3 por cento) com lazer, recreio e férias, sendo o sol e o mar (37,8 por cento) o que mais atrai turistas ao país, logo seguido pelo 'touring' cultural e paisagístico (29,7 por cento).
O Algarve é a zona do país mais procurada (42,4 por cento), seguida por Lisboa e Vale do Tejo (25,7 por cento), região da Madeira (19,4 por cento) e Norte (6,6 por cento).
Segundo a APAV, os crimes de que os turistas são mais frequentemente alvo são os crimes de oportunidade, como o vandalismo ou o roubo, mas também crimes de violência (como por exemplo, assaltos a carros, raptos ou violações) e os crimes de auto-vitimização (como compra de droga, recurso à prostituição ou desordem pública).
A campanha resulta do projecto "May i help you" (Posso ajudá-lo), que tem financiamento da Comissão Europeia, e através do site http://www.helptouristvictims.org é possível ter acesso a informação mais detalhada em três línguas (português, inglês e espanhol), com dicas para os viajantes sobre como encontrar ajuda ou quais são os seus direitos.
A campanha terá maior visibilidade durante o mês de Agosto e terá expressão tanto em televisão, como rádio, na imprensa e na Internet.


