28.8.11

Ministério da Educação garante que não haverá fome nas escolas

in Público on-line

A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) afirmou esta sexta-feira ter recebido do Ministério da Educação a garantia de que nenhuma criança ficará sem alimentação nas escolas.

Em declarações à agência Lusa após uma reunião no Ministério, a presidente da CNIPE, Maria José Viseu, afirmou que “as crianças vão ter alimentação nas escolas”.

Os “graves problemas económicos” que levaram a CNIPE ao Ministério poderão traduzir-se em “famílias que não podem comprar manuais, não têm dinheiro para pagar o passe dos seus filhos ou a sua alimentação”, afirmou Maria José Viseu.

“O ministério disse-nos que essa situação não se irá passar”, indicou, afirmando que os representantes da CNIPE estão “mais sossegados” em relação ao início do ano lectivo.

Maria José Viseu defendeu que, “se houver uma gestão rigorosa [nas escolas], algumas verbas poderão ser canalizadas para o apoio social escolar”.

Terá de ser a tutela a “ver onde cortar, quais as verbas mal utilizadas e canalizá-las” para o apoio aos alunos carenciados, afirmou.

A CNIPE vai também começar a preparar uma “proposta de protocolo” a assinar com o Ministério para começar a receber apoios financeiros pela primeira vez desde a sua constituição formal, em 2008.

Maria José Viseu afirmou que “até ao momento” a CNIPE, nascida de uma cisão dentro da Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap), tem funcionado exclusivamente “a expensas próprias” dos seus membros.