31.8.11

APEI alerta pais a estarem atentos à qualidade das creches que terão mais meninos por sala

in Diário de Notícias

A Associação de Educadores de Infância defendeu hoje que os pais têm de estar "mais alerta" em relação à qualidade das creches, tendo em conta a proposta governamental de aumentar o número de crianças por sala.

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, apresentou hoje algumas alterações legislativas que deverão permitir abrir 20 mil novas vagas nas creches.

Sem projectos para aumentar o número de educadores por sala, o Governo pretende que os berçários passem a ter dez vagas em vez das actuais oito. Nas salas das crianças até aos dois anos a capacidade deverá subir de 10 para 14 vagas e nas salas dos dois aos três anos o número de vagas deverá passar de 15 para 18.

Contactada pela agência Lusa, uma responsável da Associação Portuguesa de Educadores de Infância (APEI) defendeu que agora as instituições e os encarregados de educação têm de estar "mais alerta para a garantia da qualidade dos serviços".

"Nesta faixa etária é muito importante o relacionamento humano. Estas crianças ainda precisam de ter uma atenção muito individualizada e por isso é essencial garantir a qualidade para garantir que não será afetado o desenvolvimento emocional e psicológico da criança", defendeu a responsável da APEI.

Reconhecendo a necessidade de aumentar o número de vagas nas creches, a APEI promete estar atenta à aplicação das novas medidas, sublinhando, no entanto, a importância de os pais também fazerem esse trabalho: "Os pais têm de controlar que as creches mantêm a qualidade apesar das mudanças".

De acordo com o ministério, a portaria a aprovar pretende aumentar a capacidade instalada nas creches, "em condições de segurança, permitindo que se estabeleçam condições de funcionamento e instalação, por forma a que se possam acolher mais crianças e aumentar o número de vagas".