22.8.11

Economia afunda para níveis de 2009 e consumo privado bate mínimo histórico

Por Ana Rita Faria, in Público on-line

A economia portuguesa entrou na segunda metade do ano com o pior desempenho em dois anos, empurrada pela queda do consumo privado, que está a bater mínimos históricos.

De acordo com os indicadores de conjuntura do Banco de Portugal (BdP), hoje divulgados, o indicador coincidente da actividade económica, que mede o desempenho da economia, atingiu os 1,6 pontos negativos em Julho, enquanto no mês anterior estava em -1,3.

A actividade económica está em queda desde Julho do ano passado, reflectindo o impacto da crise da dívida soberana e dos sucessivos planos de austeridade postos em marcha para travar a degradação das finanças públicas.

O valor registado em Julho pelo indicador coincidente da actividade económica é o mais baixo desde Junho de 2009, quando a economia estava em recessão, na sequência da crise financeira internacional.

A pesar sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) está o consumo privado, que tem vindo a cair, na sequência dos cortes salariais, da redução dos apoios sociais e dos aumentos de impostos, que estão a consumir o rendimento disponível das famílias portuguesas.

Os dados do BdP mostram que, em Julho, o indicador coincidente do consumo privado atingiu os 3,4 pontos negativos, o valor mais baixo desde que a instituição tem registo dos dados, ou seja, desde 1978. O consumo privado está em queda desde Maio do ano passado e entrou em terreno negativo ainda em Dezembro de 2010.

O indicador de sentimento económico também está em queda, baixando de 84,6 pontos para 83,7. O indicador que mede a confiança dos consumidores resvalou de -48,2 pontos para -50,2.