26.8.11

Cantinas reforçam apoio durante o verão devido à crise

in Diário de Notícias

A paróquia do Lavradio, no Barreiro, e a Cruz Vermelha do Porto estão a reforçar durante o verão o apoio a nível das refeições devido ao fecho das cantinas escolares, uma medida repetida em vários pontos do país.

Embora muitas organizações e autarquias não tenham medidas previstas neste âmbito no período das férias, não é raro encontrar entidades que estejam a concretizá-las e em vários casos não se trata de uma estreia. A Câmara de Gaia está a servir refeições escolares durante as férias de verão pelo sexto ano consecutivo. Em 2011 o investimento é de sete mil euros para cinco estabelecimentos próximas de zonas problemáticas, abrangendo um total de 205 alunos. Fonte da autarquia explicou que se assistiu a um "aumento significativo" de pedidos face aos anos anteriores.

Também a Cruz Vermelha do Porto reforçou para o período de férias escolares os cabazes alimentares de agregados familiares com crianças. Actualmente são apoiadas 85 famílias, num total de 140 pessoas, das quais 30 são crianças. Este ano o número de famílias apoiadas pela Cruz Vermelha do Porto duplicou, e, disse uma das responsáveis pela ação social, "todos os dias há pessoas a pedir ajuda". Ainda no distrito do Porto estiveram abertas até 29 de Julho as cantinas escolares de Matosinhos.

"É claro que temos uma atenção especial com as crianças e por isso criámos um ATL [actividades de tempos livres], de modo a dar assistência durante o período de verão. Não está em causa apenas a alimentação das crianças, mas também a sua segurança, pois muitas famílias não têm onde deixar as crianças neste período", disse à Lusa o padre José Manuel, da paróquia do Lavradio, no Barreiro. O responsável explicou que muitas crianças levam comida de casa, mas que existe "muitos casos de necessidade", pretendo-se abrir uma cantina já no mês de Setembro: "Neste momento ajudamos cerca de 45 famílias no nosso projecto e para muitas é a única refeição do dia".

No concelho de Sintra, a empresa municipal EDUCA tem tido em funcionamento, durante a primeira quinzena de Agosto, 10 dos seus 93 refeitórios. Com uma média de 200 refeições diárias, este serviço permite às famílias que não têm outras soluções assegurarem que os seus filhos ingerem uma refeição equilibrada e de qualidade mesmo nas férias.

Já em Faro, o Centro de Apoio a Sem-abrigo (CASA), fundada há três anos e que apoia também idosos e famílias carenciados, não sente a necessidade de aumentar as refeições devido às férias dos mais novos. Ainda assim, a instituição está a disponibilizar 800 refeições diárias, quase o dobro das fornecidas no mesmo período no ano passado. Segundo a directora, Isabel Cebola, "o número tem vindo a aumentar, embora neste momento não de forma tão acentuada como no inverno, devido à sazonalidade do emprego no Algarve, que faz com que algumas pessoas tenham trabalho durante estes meses".