30.8.11

Voltar ao mercado de trabalho depois dos 50 anos é possível

por Solange Sousa Mendes, in iInformação

Basta acreditar, dotar-se de optimismo e de accionar a sua maturidade e conhecimento de anos

As empresas "inteligentes" já estão a começar a perceber a importância da integração destes profissionais. Afinal de contas, são muito mais seguros de si, já não se importam de correr riscos e têm muito mais experiência. Como tal, na maior parte dos casos, as empresas já nem precisam de investir em formação. Outra das vantagens é o facto de estas pessoas serem, no geral, mais fiéis, valorizarem os seus empregos e as empresas onde trabalham, assumindo maior seriedade e compromisso com a empresa.
Contudo os cinquentões têm de se habituar às mudanças, mas para isso têm de se manter informados e adquirir novas competências.

Leia as dicas abaixo e não baixe os braços, lá por já ter 54 anos!

1 - Peça auxílio a empresas de consultorias de carreira especializadas e vá a reuniões de coaching.

2 - Mantenha os seus contactos profissionais. O networking é considerado um dos mais poderosos meios de recolocação e entrada no mercado de trabalho, sabia?

3 - Evite descurar da formação. Frequente workshops ou mesmo cursos mais especializados e que lhe dêem outro grau académico. Tire um Mestrado ou faça um MBA.

4 - Acompanhe a evolução do mercado. Esteja atento ao que as empresas procuram, quais os sectores da economia mais promissores e avalie as oportunidades.

5 - Faça uso de redes sociais virtuais especializadas na troca de contactos profissionais (como o LinkedIn). Conheça as ferramentas de comunicação em geral e quais os seus benefícios.

6 - Desenvolva competências comportamentais e funcionais. A dinâmica do universo de trabalho exige profissionais que sejam capazes de desenvolver além do conhecimento técnico, o comportamental funcional.

7 - Seja flexível. Nada de ser resistente à mudança. Aproveite as oportunidades e adapte-se.

8 - Trabalhe os seus pontos fracos. Faça uma auto-análise e identifique os pontos que devem ser melhorados, de modo a ser visto como alguém agradável e com uma postura enérgica, confiável e empreendedora.