31.8.11

Governo aumenta capacidade das creches em 20 mil lugares

in Diário de Notícias

O Governo vai publicar esta semana uma portaria para promover um melhor aproveitamento da capacidade instalada das creches, que poderão receber mais 20.000 crianças do que no ano passado, "mantendo a qualidade", anunciou hoje o ministro da Solidariedade.

"Dependendo da vontade das instituições, temos um número potencial de 20 mil lugares em creches, que podem ser novas respostas no País", disse Pedro Mota Soares, durante uma visita ao Centro Social da Paz, da Cáritas de Setúbal.

De acordo com o ministro da Solidariedade e Segurança Social, o alargamento da capacidade instalada, que pretende dar resposta às listas de espera que existem um pouco por todo o País, será feito através de um aumento da resposta em cada sala.

Segundo o ministro, esse aumento da capacidade instalada será efectuado através de um aumento do número de lugares nas salas berçários de 8 para 10 crianças, nas salas de crianças de um aos dois anos de 10 para 14 crianças e nas salas dos dois aos três anos alargando a resposta de 15 para 18 crianças.

"Vamos fazer isto mantendo sempre a qualidade e a segurança. Foi por isso mesmo que, em conjugação com os serviços de Segurança Social e com as estruturas que representam as instituições sociais, conseguimos encontrar este novo modelo, que aumenta a resposta a partir das capacidades que o País já tem, não construindo obras novas", frisou.

Questionado sobre se ao eventual aumento do número de crianças deveria corresponder também um reforço do número de educadores, Pedro Mota Soares respondeu dizendo que é possível dar uma resposta que chegue a mais pessoas com a capacidade instalada neste domínio.

"Queremos garantir mais respostas para as famílias que têm de conciliar a sua vida profissional com a educação dos filhos e, ao mesmo, tempo, ajudar à sustentabilidade financeira das instituições sociais", disse, salientando ainda que, a partir de agora, há regras claras para todos os operadores deste setor, "para quem está no Estado, para quem está no sector social e até para quem está no sector privado".