in RR
"Europa não tem democracia nem visão", afirma José Reis“Caminhamos para um abismo cuja profundidade não conhecemos”, adverte director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.03-11-2011 2:19 Partilhar
O director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, José Reis, defende a tese de que foi a Europa quem precipitou a crise grega.
“A Europa hoje não tem democracia porque é governada por um directório, não tem visão porque é governada por políticos que só vêem de forma curta no curto prazo e não tem projecto porque prescindiu de tudo o que existiu para a construir, para apenas apostar em lógicas de desconstrução”, afirma o professor em declarações à Renascença.
José Reis considera que a Europa “quando falou da reestruturação da dívida grega não o fez de forma honesta”.
“[A Europa] veio, fundamentalmente, fazer um pequeno embuste para levar mais para diante as pressões que existem sobre o povo grego.”
Para o director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde não há uma solução democrática com a participação dos povos “o caminho só pode ser mau”.
“Eu creio que caminhamos para um abismo cuja profundidade não conhecemos”, adverte.
Numa altura em que a Grécia se prepara para referendar a ajuda externa e, possivelmente, a sua presença na Zona Euro, José Reis mostra-se contra uma eventual saída do euro por parte de Portugal.


