in Diário de Notícias
Os líderes do G20, que estiveram reunidos em Cannes desde quinta-feira, comprometeram-se hoje em "coordenar acções e políticas" para garantir o crescimento e o emprego.
"Para enfrentar os desafios imediatos que nos são impostos pela economia global, comprometemo-nos a coordenar as nossas acções e políticas. Cada um de nós fará a sua parte", afirmam os líderes no comunicado final do encontro do G20.
Desse modo, e para promover o crescimento e o emprego, os líderes concordaram em criar uma 'task force' que se vai focar na promoção de emprego para jovens.
"Estamos determinados para fortalecer a dimensão social da globalização. (...) Acreditamos firmemente que o emprego e a inclusão social deve estar no centro das nossas acções e políticas para restaurar crescimento e confiança", notam os líderes, que acordaram um plano de promoção de crescimento e emprego para fazer face a "vulnerabilidades de curto termo" e fortalecer o equilíbrio a médio prazo.
A cimeira de dois dias do G20 (grupo de 19 grandes economias mais a União Europeia, que em conjunto representam 80 por cento do PIB mundial), terminou hoje e foi dominada pela crise das dívidas soberanas europeias.


