9.4.15

Câmara de Almeirim destrói acampamento cigano

in Esquerda.net

A autarquia escolheu a véspera do Dia Internacional dos Ciganos para avançar com as demolições, deixando 12 crianças sem teto. O SOS Racismo diz que a situação revela “a Estratégia Nacional para a Integração no seu verdadeiro esplendor”.

A Câmara de Almeirim decidiu avançar esta semana com a demolição do acampamento cigano junto à zona industrial, derrubando as barracas onde viviam três famílias. Ao todo, “foram 18 pessoas (entre as quais 12 crianças, uma delas em cadeira de rodas) que viram as suas barracas, já de si precárias, destruídas” na passada terça-feira, denuncia a associação SOS Racismo. Com estas três famílias a passarem o Dia Internacional dos Ciganos protegidas da chuva e do frio com plásticos, a Câmara prometeu regressar para demolir o resto do acampamento nas próximas semanas.

Os habitantes vivem neste acampamento há muitos anos e as crianças, todas nascidas em Almeirim, frequentam as escolas do concelho. Revoltados com as demolições, os moradores deslocaram-se ao edifício da Câmara na terça-feira para serem ouvidos pelo presidente, mas Pedro Ribeiro não os recebeu.

Para a SOS Racismo, o que se passou em Almeirim mostra que por trás da propaganda “dos planos e das Estratégias Nacionais” do Governo para a Integração, há a realidade marcada “pela desumanidade, a crueldade, a violência”. “Esta é a hipocrisia de um estado e a prática de um poder local (ainda ontem também a demolir e a deixar pessoas, famílias inteiras, sem teto no Bairro 6 de Maio, na Amadora), que despreza as suas populações, que promove o racismo e a xenofobia”, conclui o SOS Racismo.