15.1.20

Desperdício alimentar anual daria para alimentar dois mil milhões de pessoas

André Rodrigues , Paulo Teixeira, RR

A Phenix App, permite comprar alimentos considerados excedentes de produção de restaurantes, padarias, pastelarias, mercearias, frutarias ou floristas. Tudo isto a preços reduzidos
Todos os anos, o mundo desperdiça um terço da produção alimentar global, ou seja, um terço da comida que se produz está condenada ao lixo.

Se este desperdício fosse aproveitado, seria suficiente para alimentar dois mil milhões de pessoas. Daria para dar de comer duas vezes a todos aqueles e aquelas que passam fome em todo o mundo.

Este é um problema tão grande e tão complexo que, obviamente, não se resolve de um dia para o outro. Mas há esperança para o futuro e a resposta pode estar na tecnologia.


A Phenix App, disponível para Android e iOS, foi criada há cinco anos em França e encontra-se disponível em Portugal desde 2016.
Esta aplicação permite comprar alimentos considerados excedentes de produção de restaurantes, padarias, pastelarias, mercearias, frutarias ou floristas. Tudo isto a preços reduzidos, e já disponível em Lisboa, Cascais e, dentro de pouco tempo, também no Porto.

Portugal tem 10,3 milhões de habitantes e deita ao lixo um milhão de alimentos que correspondem a 50 mil refeições diárias, equivalentes a um sexto da produção alimentar em Portugal.
Deixe-se impressionar pelos números porque eles merecem reflexão. 17% da produção alimentar correspondem a 50 mil refeições diárias desperdiçadas por 10,3 milhões de pessoas.

Mas enquanto esses 10,3 milhões de pessoas desperdiçam 50 mil refeições diárias, o mundo inteiro deita ao lixo 1,3 mil milhões de toneladas de comida. Não por ano, não por mês, nem por semana. Por dia.

1,3 mil milhões de toneladas de alimentos que dariam de comer a dois mil milhões de pessoas. Daria para alimentar 2 vezes os mil milhões de seres humanos que passam fome em todo o mundo.
Desde 2014, a Phenix salvou mais de 60 milhões de refeições e 150 toneladas de produtos não alimentares do caixote do lixo em toda a Europa.

Desde 2016, em Portugal, esta aplicação poupou 900 mil refeições e cerca de 100 toneladas de produtos não alimentares, evitando fossem emitidas mais de duas mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.