15.1.20

Oceanos nunca foram tão quentes na história humana como em 2019. E aumento da temperatura está a acelerar

Patrícia Carvalho, in Público on-line

Cientistas de institutos de todo o mundo avisam que, mesmo que se reduzam os gases com efeito de estufa, a temperatura da água vai continuar a aumentar no futuro mais próximo.

Os últimos anos têm sido de recordes para os oceanos, mas daqueles que eram dispensáveis. Os dados de um estudo agora revelado mostram que os oceanos atingiram nos últimos cinco anos as temperaturas mais elevadas desde os anos 1950 e que não há registo na história humana de as suas águas alguma vez terem estado mais quentes do que em 2019. E como se este cenário não fosse já suficientemente pesado, os 14 cientistas de 11 institutos de todo o mundo que participaram no estudo concluíram que este aumento da temperatura tem acelerado e muito nos últimos anos e que, apesar de a necessidade de agir ser urgente, a resposta dos oceanos será lenta e não é previsível que a situação melhore rapidamente.

O artigo com os resultados obtidos pela equipa de cientistas liderada por Lijing Cheng, do Centro para o Clima e as Ciências Ambientais do Instituto da Física Atmosférica (IAP, na sigla inglesa) da Academia Chinesa de Ciências, foi publicado esta segunda-feira na edição online da Advances in Atmospheric Sciences, e vai no mesmo sentido dos relatórios mais recentes sobre o estado dos oceanos, nomeadamente o do ano passado do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) das Nações Unidas dedicado aos oceanos e à criosfera.

A história do azeite conta-se num museu com a Serra da Estrela à vista
Um dos efeitos das emissões crescentes de gases com efeito de estufa (GEE) é o aumento da temperatura dos oceanos (que absorvem mais de 90% do excesso de temperatura), sobretudo até aos 2000 metros de profundidade, com todas as consequências negativas que daí advêm para a biodiversidade, as zonas costeiras (por causa da subida do nível médio do mar) e o aumento de fenómenos climáticos extremos, que em conjunto causam perdas de vidas e prejuízos económicos e ambientais elevadíssimos. Os alertas para a necessidade urgente de redução dessas emissões têm-se sucedido, com particular impacto no último ano e após a divulgação de três importantes relatórios do IPCC, mas a verdade é que os dados disponíveis mostram que elas têm continuado a aumentar e que a capacidade de o mundo cumprir as metas do Acordo de Paris – que apontam para um aumento da temperatura abaixo dos dois graus Celsius e, se possível, não superior a 1,5 graus em relação aos níveis pré-industriais – está cada vez mais comprometida, a menos que se actue de imediato.

A análise dos dados recolhidos pelo IAP e também pela NOAA, a agência dos Estados Unidos para o oceano e a atmosfera, mostra que o aquecimento global está a fazer-se sentir em toda a sua intensidade na temperatura da água dos oceanos. Lijing Cheng e os restantes cientistas concluíram que os últimos dez anos estão no Top 10 dos mais quentes para os oceanos, desde os anos 1950, e que, desse grupo, os últimos cinco foram os mais quentes de todos. Já o ano de 2019 foi aquele em que os oceanos do mundo apresentaram as temperaturas “mais quentes registadas na história humana”, lê-se no artigo. Esse aquecimento faz-se sentir sobretudo em profundidades até aos 2000 metros, mas ele está presente em toda a extensão dos oceanos, até ao seu fundo, indicam os dados analisados.

3600 milhões de bombas de Hiroxima
Os cientistas precisam também que o aumento da temperatura dos oceanos tem vindo a acelerar muito nos anos mais recentes. Olhando para o período entre 1955 e 1986, os investigadores concluíram que o aquecimento dos oceanos “foi relativamente constante”, mas tudo mudou no período seguinte, entre 1987 e 2019. Aí, refere-se no artigo, o aquecimento foi cerca de 450% do anteriormente registado, “reflectindo um grande aumento no nível das alterações climáticas globais”.

No comunicado que acompanha o artigo, explica-se que em 2019 a temperatura dos oceanos estava cerca de 0,075 graus Celsius acima da média alcançada no período entre 1981 e 2010. Aí, Lijing Cheng compara a quantidade de calor que o oceano teve de absorver para atingir este aumento com a energia libertada pela bomba de Hiroxima. “A quantidade de calor que colocámos nos oceanos do mundo nos últimos 25 anos equivale a 3600 milhões de explosões da bomba atómica em Hiroxima”, disse. Para o cientista não há mais lugar para quaisquer dúvidas sobre as alterações climáticas e o que as está a causar. “Este aquecimento dos oceanos é irrefutável e mais uma prova do aquecimento global. Não há alternativas razoáveis para o explicar além da emissão de gases que aprisionam o calor provocada pelos humanos.”

As vozes destes cientistas juntam-se, assim, às de tantos outros que têm pedido uma acção imediata na redução de emissões de GEE. O problema é que mesmo que ela aconteça e que as metas do Acordo de Paris sejam alcançadas, nos próximos anos o aquecimento dos oceanos vai continuar. Isto porque eles, tais como outros sistemas terrestres (incluindo os lençóis de gelo), são lentos a responder a alterações. Ainda assim, defendem os investigadores, “os níveis e a magnitude do aquecimento dos oceanos e os riscos associados serão menores com menos emissões de GEE”. Por isso, “acções humanas apropriadas” são essenciais para inverter o cenário actual, “reduzindo assim os riscos para os humanos e outra vida na Terra”, avisam.