in Rostos online
No âmbito das comemorações do Dia da Europa, a Escola Secundária de Alcochete associa-se, até dia 15, à iniciativa “Primavera da Europa”, com um vasto programa de eventos, à semelhança do que está a acontecer em toda a Europa, em mais de três mil escolas.
A cerimónia de abertura, que decorreu ontem de manhã, foi marcada pelo hastear da bandeira europeia ao som do Hino da Europa, interpretado por alunos da escola, pela inauguração das exposições Mãos (Es)Forçadas, da OIKOS, e “Biomares”, do Parque Natural da Arrábida e por uma sessão sobre o tema “Ser Cidadão Europeu”, na qual estiveram presentes Rui Correia, representante do Ministério da Educação, o Governador Civil, Manuel Malheiros, Alexandra Sá Carvalho, da Representação Nacional da Comissão Europeia, Paulo Sande, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, José Canha, Director da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro Europe Direct da Península de Setúbal, Paulo Machado, Vereador da Câmara Municipal de Alcochete, a Directora do Centro Distrital de Segurança Social, entre outros.
Rui Correia felicitou a Escola e os parceiros pela realização da iniciativa “que é uma mais-valia para os alunos”, referindo que o fruto do trabalho que desenvolveram servirá, com certeza, de inspiração para outras escolas.
“Aquilo que tive oportunidade de ver é que não só são importantes as aprendizagens escolares mas, também, todo o sentido de cidadania e participação. Parabéns à escola e parceiros por terem conseguido juntar aqui tantos interesses”.
Dirigindo-se aos alunos, Alexandra Sá Carvalho chamou para o tema instituído, este ano, pela União Europeia, a Luta contra a Pobreza e Exclusão Social, um assunto que “foi escolhido para lembrar a todos que este tema não é exclusivo dos países do terceiro mundo. A Europa também mantém uma bolsa de pobreza que nos envergonha a todos”, disse, lembrando que ainda “há 80 milhões de cidadãos europeus, 16 % da população, que vive abaixo da linha da pobreza. Atenção que esta situação é especialmente grave entre as crianças”.
O Governador Civil sensibilizou os mais novos para a importância da cidadania europeia.
O facto de serem cidadãos europeus “dá-vos o direito de trabalharem em qualquer País da União, de viajarem e verem reconhecidas as vossas habilitações. O vosso espaço não é o rectângulo de Portugal, é o espaço da União Europeia, onde podem trabalhar e exercer os vossos direitos”, disse.
“O vosso mercado de trabalho vai da Finlândia a Malta, da Noruega até ao Chipre. Vocês têm muito mais possibilidades de trabalho do que tiveram as gerações anteriores. É razão para terem esperança no futuro porque para além de serem cidadãos portugueses são cidadãos europeus”, reforçou.
Abordando a problemática da biodiversidade, José Canha alertou os alunos para o facto de as mudanças climáticas exigirem alterações de comportamento.
“O uso de água é um dos indicadores fundamentais dos níveis de exclusão”, disse referindo que é “fundamental termos reunidas aqui estas entidades” porque o desafio da alteração de comportamentos, que “é extremamente difícil, só é possível quando todos cooperamos. Queremos que vocês recebam nas vossas mãos uma realidade e que façam dela o melhor. Esta semana é uma semana que exige da vossa parte meditação sobre estes temas. Parabéns à escola”.
Paulo Sande deixou aos alunos uma mensagem de esperança no futuro.
“A União Europeia é Portugal e mais 26 países. É um continente muito grande. Quando olho para vocês não vejo só Portugal, mas a Europa. A União Europeia é uma organização que procura criar oportunidades. O Mundo está nas vossas mãos. Boa sorte, e lembrem-se que o Mundo depende muito do que vocês fizerem”.
Referindo-se à multiculturalidade que existe em Alcochete, Paulo Machado, lembrou que “viver é conviver” e “essa convivência faz-nos pessoas melhores.”
“Há bem pouco tempo Alcochete era uma vila com características portuguesas. Hoje é terra de acolhimento. Basta olhar entre nós e ver que há multiculturalidade, que congrega esse espírito europeu, que sabe acolher e sabe acolher bem”, afiançou.
Esta iniciativa é promovida pela Escola Secundária de Alcochete, em parceria com a Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, Câmara Municipal de Alcochete, Câmara Municipal do Montijo, Governo Civil do Distrito de Setúbal, Europe Direct, REAPN, Cenforma e DEEP Natura.
Até dia 15 de Maio a “Semana da Europa será marcados por vários encontros. Consulte o programa para os próximos dias.
4 de Maio
10.30h Abertura do Encontro Comunitário – “Entrelaçar … Olhares, Vontades e Ideias por uma Inclusão Social na Península de Setúbal” REAPN Inauguração das Exposições:
10.15h 1º Momento – “A Economia Solidária e o Combate à Pobreza e à Exclusão Social”
14.00h 2º Momento – “A Economia Solidária na Escola”
5 de Maio
10h15 Painel: “Combate à pobreza e exclusão Social”
Moderadora: Fátima Lopes (Directora do Centro Distrital da Segurança Social)
João José Fernandes – “O Papel da OIKOS” – Cooperação e Desenvolvimento
Daniel Oliveira – “O Combate à Exclusão Social como Direito”, Amnistia Internacional
20h00 “Gestão Financeira Doméstica” – EFA TC 1.º ano destinatário: Comunidade Local
6 de Maio
10h15 Painel “A União Europeia e a Globalização”
Moderador: Manuel Malheiros (Governador Civil do Distrito de Setúbal)
Carlos Medeiros – “Globalização” – Centro Jackes Delors
Jorge Fernandes – “25 Anos de Adesão de Portugal à EU, que Futuro?” – Ministério dos Negócios Estrangeiros
7 de Maio
9h30 Jogo da Cidadania
Participantes: Comunidade Educativa – organização a cargo dos Professores e Alunos de Economia
10 de Maio
10h30 “À Conversa com os Eurodeputados…”
Moderador: Luís Franco (Presidente da Câmara de Alcochete)
“Tratado de Lisboa – O que muda na UE?”
Local: Fórum Cultural de Alcochete
11 de Maio
10h15 Painel “Natureza, Sustentabilidade e Biodiveridade em Portugal”
Moderador: José Canha (Director da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro Europe Direct da Península de Setúbal)
10h30 Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente – “Que estratégias para a conservação da Natureza”
11h15 Dr Miguel Henriques – “O Desenvolvimento Sustentável em Áreas de Elevada Biodiversidade no Parque Natural da Arrábida”, Projecto Biomares, Parque Natural da Arrábida
15h00 “O Corpo também é vida” – Aulas a cargo da equipa do “Evolution – Wellness & Filness Center
12 de Maio
“Clube Europeu da escola Secundária de Alcochete”
Moderadora: Paula Oliveira (Assessora da Direcção da ESA)
10h15 Assinatura do Protocolo com o Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania (GDAC), Câmara Municipal do Montijo – Amélia Antunes, Presidente da CMM, e Aida Lopes, Directora da ESA.
10h30 Deolinda Correia – “A importância dos Clubes Europeus nas Escolas”, Coordenadora do Clube Europeu da escola Secundária Jorge Peixinho
11h15 Rosário Pires – “Qual o papel do GDAC?”, Coordenadora do GDAC
20h00 “Gestão Financeira Doméstica” – EFA TC 1.º ano Destinatário: Comunidade Local
14 de Maio
20h30 Noites de Primavera
15 de Maio
9h30 Encerramento
Todos Juntos a Pedalar …. “Contra a Pobreza e a Exclusão Social”