13.1.10

Banco de Portugal pede austeridade

Por Sérgio Aníbal, in Jornal Público

O Banco de Portugal apelou ontem a que o Governo apresente planos ambiciosos de consolidação orçamental e pediu que o Estado, as empresas e os particulares compreendam o que diz ser a necessidade de contenção salarial durante os próximos anos.

A poucas semanas da divulgação pelo Governo da sua proposta de OE, Vítor Constâncio diz, no boletim ontem publicado, que a "apresentação de uma estratégia clara e credível de consolidação orçamental" é necessária.

O banco destaca medidas como a racionalização da despesa, o aumento da eficiência da administração fiscal e a aplicação das novas regras da Segurança Social.

Num novo apelo a uma política de austeridade, o Banco de Portugal defende ainda que "é fundamental que os agentes económicos interiorizem o papel da evolução salarial no aumento da competitividade da economia portuguesa, a qual deve ser consistente com os diferenciais de produtividade face aos principais parceiros comerciais".

Ontem, Teixeira dos Santos afirmou que "é preciso cortar, desde já, o défice", colocando este objectivo a par da retoma da economia.