7.1.10

Bispos antecipam “primeira página”

in RR

Desemprego, desertificação e pobreza são alguns dos temas que os bispos de Aveiro, Viseu e Leiria-Fátima vão desenvolver na edição de hoje de três jornais da região Centro, a convite do grupo Lena.

Os semanários "Jornal da Bairrada", "Jornal do Centro" e "Região de Leiria" publicam hoje a primeira edição do ano com uma novidade: a linha editorial tem a assinatura dos bispos das respectivas dioceses.

As motivações são semelhantes, mas com experiências deferentes. Por exemplo, D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, lembra a sua experiência no jornal da Diocese para explicar a sua sensibilidade para esta iniciativa.

“É a abertura da Igreja a uma forma de comunicação da sociedade civil, à iniciativa de um jornal que não é de índole católica, mas que respeita os valores da Fé e da religião”, frisa.

Já em Viseu, D. Ilídio Leandro explica a sua adesão por ser uma “iniciativa inédita e pioneira” na imprensa regional.

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, considera esta iniciativa importante por três razões essenciais: reconhecimento do valor da comunicação social para o mundo e para a Igreja, homenagear os jornalistas e a sua missão e estabelecer uma relação do “Bispo com a sociedade e com a comunicação social”.

Já quanto aos temas que gostaria de ver tratados nesta edição especial, D. António Marto deixou na redacção do “Região de Leiria” algumas sugestões, como o problema do desemprego, da família, a visita do Papa a Portugal, as aspirações das pessoas no início do ano, projectos das autarquias e o nascimento dos primeiros bebés do ano.

O desemprego é também uma preocupação do Bispo de Viseu. D. Ilídio Leandro destaca ainda o envelhecimento da população e a “pobreza envergonhada”, temas que gostaria de ver nesta edição do “Jornal do Centro”.

Em Aveiro, D. António Francisco dos Santos prefere ver destacado no “Jornal da Bairrada” o esforço que a Diocese tem feito no combate à crise.

São estes os destaques dos bispos de Aveiro, Viseu e Leiria-Fátima para a primeira edição do ano dos semanários das respectivas regiões, uma iniciativa inédita promovida pelo grupo Lena Comunicação e que arrancou com o Bispo de Coimbra a ser editor por um dia do "Diário das Beiras"