6.1.10

Ceia de Reis para sem-abrigo

Joana Vieira, in Jornal de Notícias

Cinco alunos do 12º ano da Escola Augusto Gomes, em Matosinhos, vão organizar uma Ceia de Reis para os sem-abrigo do concelho, depois de amanhã, sexta-feira, na cantina da escola.

A necessidade de terem de realizar um trabalho para a disciplina de Área de Projecto cedo se transformou na "vontade de abordar um problema social," contou ao JN, Lia Costa, um dos elementos do grupo.

Porém, o trabalho não se revelou nada fácil e os jovens tiveram de enfrentar vários obstáculos para concretizarem ideias. "Fecharam-se muitas portas e poucas pessoas mostraram-se disponíveis para ajudar, mas a partir do momento em que passámos as portas do lar de Sant'Ana foi-nos prestada toda a ajuda possível," revelou Sara Lopes.

A associação de Sant'Ana, que presta ajuda a cerca de 30 sem-abrigos de Matosinhos, colabora nesta acção, disponibilizando o cozinheiro que confeccionará a ceia tipicamente portuguesa e, ainda, transportando os "anfitriões da festa" até ao local da ceia. Os produtos da ementa foram conseguidos através do contributo dos comerciantes locais. A ceia é, apenas, o ponto de partida para aquilo que os alunos pretende fazer ao longo do ano. A accão recebeu o apoio do professor da disciplina. João Paulo Soares ficou "encantado" com a escolha do tema, alertando, porém, os alunos para sua complexidade. "Isto é um tema do século XXI. Podemos encontrar licenciados, que por motivos diversos, se auto-excluíram. Mas, os meus alunos têm feito um bom trabalho", disse.