8.1.10

Governo destaca desemprego jovem abaixo da média europeia

in Jornal de Notícias

O secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, lamenta que o desemprego em Portugal tenha atingido novo máximo em Novembro, segundo o Eurostat, mas destacou o facto deste ter estabilizado abaixo da média europeia no caso dos jovens.

De acordo com o gabinete de estatísticas europeu, em Novembro, o desemprego entre os jovens (com menos de 25 anos) estabilizou nos 18,8 por cento face ao mês anterior, abaixo da média da União Europeia (21,4 por cento) e da Zona Euro (21 por cento).

Em Novembro de 2008, o desemprego entre os jovens estava nos 17,6 por cento, enquanto na UE e na Zona Euro estava nos 16,6 por cento.

"Estes valores demonstram que em Portugal o desemprego entre os jovens, apesar de alto, está abaixo da média dos parceiros europeus, tendo evoluído a um ritmo mais lento que nos restantes países", disse Valter Lemos em declarações à Agência Lusa.

A contribuir para este comportamento do mercado laboral entre as camadas mais jovens estarão, de acordo com o secretário de Estado, as medidas de inserção profissional de apoio jovens que têm sido promovidas pelo Governo, entre as quais as inscritas na Iniciativa Emprego 2009, que se encontram em fase de avaliação.

Questionado sobre para quando é esperada uma inversão da tendência de subida dos números do desemprego, Valter Lemos disse ser "ainda cedo" para fazer uma avaliação.

"Temos que esperar pela divulgação da taxa de desemprego do quarto trimestre do INE, mas também dos valores para Dezembro do número de desempregados inscritos nos centros de emprego", disse.

O secretário de Estado salientou ainda, pela positiva, que a economia portuguesa no terceiro trimestre dar sinais de "estar a melhorar", tendo crescido a um ritmo superior ao da Zona Euro.

De acordo com os dados igualmente divulgados pelo Eurostat, no terceiro trimestre a economia portuguesa cresceu 0,7 por cento face a igual período de 2008, enquanto na Zona Euro o crescimento foi de 0,4 por cento.