in TVI
Director regional da Intermón-Oxfam para a América Central e Caraíbas apela à ajuda internacional ao Haiti
Efectue o ping do seu blogue no Twingly para nós o encontrarmos.«A pobreza atrai o desastre». A frase é título de um artigo no jornal espanhol «El País» do director regional da organização Intermón-Oxfam para a América Central e Caraíbas, Miguel Ángel Herrero, em que lança um apelo à ajuda internacional ao Haiti, na sequência do sismo que destruiu a capital, Port au Prince.
O responsável recorda que a nação mais pobre da América Latina é mais uma vez palco uma catástrofe, «um ano depois dos furacões Gustave e Ike terem causado meio milhar de vítimas e quase um milhão de afectados, além de elevadas perdas na já periclitante economia do país».
«É agora também, antes que o Haiti regresse ao esquecimento mediático, o momento de nos questionarmos porque é que são sempre os mais pobres que sofrem as piores consequências dos desastres naturais», desafia Miguel Ángel Herrero.
«Ninguém pode evitar que um terramoto ocorra, mas podemos fazer algo (ou muito) para reduzir a vulnerabilidade de quem tem que viver com esse risco», escreve o director regional da Intermón-Oxfam. «Mais do que nunca, o Haiti necessita de ajuda para a reconstrução. A comunidade internacional tem o dever de actuar a tempo e evitar o afundamento do país».


