18.1.10

Portugal deverá aumentar ajuda e participará no esforço de reconstrução

in Jornal de Notícias

Portugal deverá aumentar a sua ajuda ao Haiti, disse hoje em Bruxelas o secretário de Estado da Cooperação, à entrada para uma reunião dos 27 para discutir os apoios ao país, devastado por um sismo na semana passada.

"É natural que sim, é natural que sim", disse João Gomes Cravinho, quando questionado sobre a possibilidade de aumento da ajuda de Portugal, cujo contributo já dado - o envio de um avião C-130 da Força Aérea com mais de 20 elementos da Protecção Civil - considerou "a resposta apropriada para aquele momento imediato da crise".

"Vamos ver agora quais são as necessidades, mas naturalmente que faremos parte do esforço internacional para a reconstrução do Haiti", acrescentou, indicando que essa ajuda será feita através de contributos financeiros e não financeiros.

Perspectivando a reunião de hoje em Bruxelas dos responsáveis pela Ajuda ao Desenvolvimento da União Europeia, João Gomes Cravinho apontou que "todos os países vão indicar aquilo que são as suas disponibilidades".

Gomes Cravinho disse acreditar que se chegue à fasquia dos 100 milhões de euros, mas realçou que "o importante" é coordenar as ajudas, sobretudo com Estados Unidos e Nações Unidas, e "pensar sobre o dia seguinte, sobre a ligação entre esta ajuda de emergência e a reconstrução e o desenvolvimento".

"O fundamental aqui, neste momento, é utilizar bem os recursos, porque podemos atirar muitos milhões para cima do Haiti sem que haja capacidade de absorção, capacidade de utilização", afirmou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.