in Jornal de Notícias
A Federação Internacional das Sociedades Cruz Vermelha necessita, para já, de 6,8 milhões de euros para auxiliar as vítimas do sismo que sacudiu violentamente o Haiti há dois dias.
A ajuda Internacional começou a chegar ao país, devastado pelo sismo de 12 e Janeiro.
A Cruz Vermelha, que prepara uma ajuda maciça a três milhões de pessoas susceptíveis de terem sido atingidas pela catástrofe, anunciou, entretanto, o desbloqueamento de 344 mil euros do seu fundo de emergência.
Os 6,8 milhões de euros de que a instituição necessita, e para os quais lançou uma campanha, destinam-se a providenciar abrigos temporários, cuidados médicos, saneamento, abastecimento de água e apoio psicológico, precisou, em comunicado, o coordenador das operações da federação no Panamá, Mauricio Bustamante.
Uma equipa da instituição deslocou-se ao Haiti para avaliar as "necessidades mais urgentes".
A Cruz Vermelha comprometeu-se a enviar entre hoje e sexta-feira, a partir da República Dominicana e do Panamá, kits de higiene para mais de dez mil pessoas.
No Haiti será instalado um hospital de campanha com capacidade para atender simultaneamente 50 doentes.
Cáritas portuguesa ofereceu cinco mil euros
A A Cáritas Portuguesa já lançou uma campanha de solidariedade e disponibilizou de imediato uma verba cinco mil euros à Cáritas do Haiti para ajudar as vítimas do sismo de terça-feira, revelou a organização através de comunicado
A organização espera que, tal como aconteceu em campanhas anteriores, o povo português "dê uma resposta ampla, generosa e inequívoca" perante a devastação que atingiu este país das Caraíbas.
"Neste momento, ainda devastados pelo sofrimento de terem visto partir entes queridos e amigos e de verem a destruição ter tomado conta das suas ruas, das suas cidades, os haitianos precisam de tudo. Por muito pouco que possamos dar, essa será, certamente, uma generosa contribuição", referiu a Caritas Portuguesa em comunicado.
"Somos cristãos. É porque fazemos da nossa crença uma religião viva que vamos mostrar, uma vez mais, que a nossa solidariedade é real", destacou.
A organização convida todos aqueles que quiserem contribuir a "fazer o seu donativo na conta «Cáritas Ajuda Haiti», com o NIB 003506970063000753053, da Caixa Geral de Depósitos.
Rússia envia três aviões com socorristas e ajuda humanitária
Três aviões com socorristas, médicos e um hospital móvel vão partir hoje dos arredores de Moscovo com destino ao Haiti, informou o Ministério para as Situações de Emergência.
Os aparelhos vão transportar para o país das Caraíbas equipas de socorristas, cães treinados para a busca de vítimas de desastres naturais, psicólogos, um hospital móvel, dois helicópteros, vários veículos todo o terreno e outros equipamentos necessários para operações de resgate e assistência às pessoas atingidas pelo sismo.
Na véspera, o Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, ordenou ao ministro para Situações de Emergência, Serguei Choigu.


