1.5.10

“Exclusão de publicidade reforça serviço público"

Filomena Galacho, in Correio da Manhã

Juan Montabes, Presidente do Conselho Audiovisual da Andaluzia, disse no Porto que a televisão está agora mais plural


“A exclusão da publicidade como financiamento da televisão pública espanhola pode ser entendida como um reforço do serviço público, apesar de ter criado outros problemas”, afirmou Juan Montabes, presidente do Conselho Audiovisual da Andaluzia.

Juan Montabes falou à margem do III Encontro Ibérico de Reguladores do Audiovisual, que decorreu ontem no Porto.

A televisão pública espanhola, TVE, deixou de emitir publicidade em Janeiro deste ano, cumprindo, assim, a nova lei de financiamento da RTVE, que substitui as receitas comerciais por uma tarifa às televisões privadas, mantendo o financiamento do Orçamento de Estado.

Entretanto, a Comissão Europeia analisa este modelo de financiamento, para determinar se o mesmo é compatível com as leis europeias.

De qualquer forma, os valores compensam parcialmente o que tem sido a queda da publicidade em todos os meios de Comunicação Social em Espanha, em parte devido à crise económica.

Juan Montabes sublinhou, a propósito: “Não é de estranhar um momento de adaptação, mas a exclusão de publicidade foi acompanhada por outras medidas complementares que reforçam a ideia de serviço público e o pluralismo”.

O mesmo responsável exemplificou com a eleição do director-geral da televisão no Parlamento, por maioria qualificada. E frisou que, “por causa dessa renovação, os serviços informativos da televisão pública de Espanha são os mais vistos”. E concluiu: “Introduziram-se medidas que permitem que o serviço público de televisão em Espanha esteja “mais plural, mais aberto e mais transparente.”

E concluiu: “Introduziram-se medidas que permitem que o serviço público de televisão em Espanha esteja “mais plural, mais aberto e mais transparente.”