6.10.10

5 propostas para derrotar a pobreza

in RR

Criação de um Programa Nacional de Combate à Pobreza é uma das ideias do Fórum Nacional de Pessoas em Situação de Pobreza.

Um manifesto com cinco propostas para um efectivo combate à pobreza em Portugal é o resultado do segundo Fórum Nacional de Pessoas em Situação de Pobreza, que termina esta quinta-feira, em Lisboa. As propostas resumem as opiniões recolhidas em todo o país.

“Sair de uma situação de pobreza e de exclusão social é uma solução que deve ser partilhada entre o Estado, o cidadão e a sociedade civil”. Esta é uma das sugestões registadas nos cadernos que circularam pelos 18 distritos.

A primeira proposta passa pela criação de um Programa Nacional de Combate à Pobreza, que deve ser resultado de uma empenhada negociação colectiva.

A segunda proposta defende um novo paradigma cultural, que passe pela sensibilização e participação informada e activa, e com aposta dos esforços colectivos orientada para a prevenção que deve começar nos bancos da escola.

Apoiar uma economia social mais forte, empreendedora e qualificada, procurando reforçar os mecanismos de suporte e financiamento, e aprofundando um novo modelo social com equilíbrio entre o Estado, o mercado e o terceiro sector, é a terceira proposta.

O quarto ponto aposta na coordenação, articulação e eficácia das políticas, uma legislação à prova de pobreza para avaliar o impacto de decisões sectoriais junto dos mais carenciados.

A quinta proposta fala da década europeia de combate à pobreza, que seja declarada pela União Europeia, tendo em conta que está em vigor a estratégia 2020, ou seja, há ainda um período de 10 anos para procurar reduzir o número de pobres no espaço europeu.

A declaração final do segundo Fórum Nacional de Pessoas em Situação de Pobreza vai ser anunciado no encontro que termina hoje, na Assembleia da República.