6.10.10

Loja Social do Município da Mealhada inaugurada hoje

in Jornal da Mealhada

"Roda Viva" para articular, unir esforços e apoiar desfavorecidos


A Roda Viva – Loja Social do Município da Mealhada – abre hoje, quarta-feira, 6 de Outubro, as portas ao público, às 17 horas. Trata-se de um serviço promovido pelo Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal, direccionado para as famílias carenciadas do concelho. No espaço, instalado na Rua José Branquinho de Carvalho, na Mealhada, nas antigas instalações da MEAGRI, as famílias poderão escolher roupas e outros bens em segunda mão doados por empresas e particulares. O atendimento na Loja Social será feito por voluntários.
Segundo informação do Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal, a Loja Social “já está em funcionamento há cerca de um ano”, na organização da estrutura e recolha dos bens a disponibilizar na "Loja" que a partir de hoje ganha espaço.
O objectivo é suprir as necessidades imediatas das famílias que mais precisam, através da doação, a estas, de modo indirecto, por particulares ou empresas, de produtos usados de que já não necessitem. Este serviço procura, ainda, melhorar a articulação entre quem pretende dar e quem precisa de receber, e que se apoia numa rede de aderentes composta por entidades que integram o Centro Local de Acção Social e que promovem a realização e divulgação de campanhas de angariação.
“Pretende-se, assim, fomentar a participação dos munícipes na resolução dos problemas sociais, garantindo-lhes que o seu contributo será entregue a quem realmente necessita. Afinal, roupa, calçado, livros, brinquedos, móveis, electrodomésticos e muito outros materiais que algumas famílias e empresas já não precisam vão fazer toda a diferença para as famílias carenciadas do concelho da Mealhada”, pode ler-se no comunicado da Câmara Municipal da Mealhada.
Os dias de funcionamento da loja ainda não estão definidos, uma vez que o atendimento ao público irá funcionar em regime de voluntariado. Sabe-se sim que o espaço começará por funcionar às terças e quintas-feiras, das 17 horas às 19h 30m, e aos sábados das 10 horas às 12h 30m. Todos os que tenham interesse em efectuar doações, em serem voluntários ou simplesmente em saberem mais informações sobre o projecto poderão fazê-lo junto do Gabinete de Acção Social da autarquia ou através do número de telefone 231 281 204.

"24 horas contra a pobreza e a exclusão social"

O Município da Mealhada adere à iniciativa “Focus Week”, da Rede Europeia Anti-Pobreza, e associa-se, hoje, 6 de Outubro, e amanhã, – à semelhança de outros municípios portugueses, à iniciativa “24 Horas Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”. Esta iniciativa insere-se no âmbito da comemoração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.
Das 17 horas de hoje até às 17 horas de amanhã, para além da inauguração da Roda Viva – Loja Social do Município da Mealhada, tem lugar um conjunto de iniciativas dedicadas à luta contra a pobreza e exclusão social, no sentido de sensibilizar os vários sectores da sociedade para este assunto e garantir a projecção, visibilidade e impacto do tema.
Nas “24 Horas Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”, realizar-se-á, ainda, o projecto “Conciliar”, que procura sensibilizar as crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico para os fenómenos da pobreza e exclusão social e descriminação de todo o tipo. O projecto decorrerá nas escolas, nas Actividade de Enriquecimento Curricular na disciplina de Educação Ambiental e Cidadania. A afixação de uma faixa alusiva à iniciativa 24 Horas, logo pela manhã de hoje, no exterior do Gabinete de Acção Social da autarquia, assinala, também, a iniciativa.
Na quinta-feira, 7 de Outubro, terá lugar uma oficina sobre “Gestão do Orçamento Familiar”, que se vai realizar das 10h às 12 horas, no Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal e que será dirigido a quinze beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

Loja Social lança campanha de angariação de têxteis para o lar

A Roda Viva – Loja Social do Município da Mealhada, que abre hoje, levará a cabo uma campanha de angariação de têxteis para o lar durante todo o mês de Outubro. A ideia é procurar colmatar a necessidade que se tem verificado em relação a este tipo de bens, para distribuição às famílias mais desfavorecidas. A Roda Viva procura, então, arranjar lençóis, cobertores, toalhas e edredões, apelando à solidariedade da população no auxílio às famílias carenciadas do concelho.
Estes artigos – que podem ser em segunda mão, mas em bom estado de conservação – deverão ser entregues nas instalações Loja Social, no horário de expediente, às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h 30m, e aos sábados das 10h às 12h 30m. Todos os que tenham interesse em efectuar doações, em serem voluntários ou simplesmente em saberem mais informações sobre o projecto poderão, também, fazê-lo junto do Gabinete de Acção Social da autarquia ou através do número de telefone 231 281 204.