6.10.10

Estudo vai dar a conhecer a realidade dos pobres portugueses

in RR

Os resultados vão ser divulgados no final do mês e enviados para os responsáveis das políticas sociais.

Para conhecer a realidade dos pobres em Portugal está a ser feito um estudo nacional que pretende avaliar as necessidades básicas de famílias e idosos. Mas, também vai aferir o trabalho das instituições de apoio social. Os resultados serão conhecidos este mês.

Este estudo parte do trabalho que é feito pelas instituições do chamado terceiro sector, ou seja, as instituições sociais que prestam apoio a pessoas carenciadas - quatro mil entidades foram contactadas e 65 mil inquéritos respondidos.

Isabel Jonet, do Banco Alimentar Contra a Fome, espera resultados concretos: quem são, onde é que vivem, como vivem, quais as suas expectativas, quais as suas necessidades mais imediatas. O estudo vai também avaliar a regularidade da alimentação e distinguir a pobreza das famílias e dos idosos.

A mesma responsável defende que ouvir quem está, todos os dias, no terreno é fundamental, porque “têm ideias que nunca chegam a ser recolhidas, que nunca chegam a quem pode decidir. E são sugestão muitas vezes simples de executar”.

Três parceiros realizaram o estudo: a Universidade Católica vai interpretar os inquéritos, os CTT apoiaram com o envio e recolha dos mesmos e os 17 bancos alimentares, que se relacionam com as instituições, também vão ser parceiros.

Os resultados deste estudo vão ser divulgados no final do mês e enviados para os responsáveis das políticas sociais.

Decorre hoje, em 15 cidades, a iniciativa “24 horas pelo combate à pobreza”, no âmbito do Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.