14.2.11

Recolha de medicamentos auxilia 57 instituições

in Jornal Público

Mais de nove mil embalagens de medicamentos foram anteontem recolhidas em 105 farmácias por 250 voluntários, para serem agora doadas a 57 instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Luís Mendonça, presidente da As- sociação para a Assistência Farmacêutica, disse à agência Lusa que houve boa adesão das farmácias a esta iniciativa, considerando que as expectativas foram ultrapassadas, pois as recolhas superaram largamente as seis mil alcançadas o ano passado.

A recolha incidiu em medicamentos não sujeitos a prescrição médica e produtos de saúde e para criança, como cremes e outros hidratantes.

Também em Cascais, o auxílio social a famílias vulneráveis do concelho foi reforçado com o acesso mais fácil a medicamentos, no âmbito de um protocolo de cooperação entre a autarquia e 11 farmácias e oito organizações do concelho com intervenção psicossocial. As farmácias disponibilizam uma verba entre 250 e 2000 euros anuais para medicamentos, sujeitos ou não a receita médica, bem como artigos para bebés, a beneficiários de instituições com intervenção psicossocial.