Por Catarina Cruz, Cláudia Monteiro, Manuel Molinos e Luís Pedro Carvalho, com Carina Fonseca, Nuno Cerqueira e Maria João Morais (Madrid), in Jornal de Notícias
16.46
A "cabeça" da manifestação de Lisboa chega às escadas do Parlamento, depois de uma marcha sem qualquer tensão desde o Marquês do Pombal. A polícia vigia discretamente os passos dos "indignados" que fizeram questão de assobiar quando chegaram às imediações da Assembleia da República. "Passos ladrão, o teu lugar é na prisão", gritaram.
16.45
No Porto, a marcha dos milhares de manifestantes chegou à Avenida dos Aliados.
16.20
Em Madrid, junto à Puerta de Toledo, concentram-se milhares de "indignados", provenientes da marcha que partiu pela manhã do sul de cidade. Este é apenas um dos oito pontos de encontro intermédios que, um pouco por toda a cidade, vão agrupando as várias colunas de manifestantes que iniciaram bem cedo a caminhada rumo ao centro de Madrid. Após uma manhã marcada também pela realização de assembleias populares em vários bairros da cidade, o destino é agora a praça de Cibeles onde, às 18 horas locais, terá início a manifestação. Em Barcelona, o protesto está prestes a iniciar-se na praça da Catalunha.
16.14
Em Coimbra, a manifestação conta com o bastonário da Ordem do Advogados. Marinho e Pinto diz que participa no protesto enquanto cidadão. "É preciso que esta indignação dê um salto qualitativo no sentido de responsabilizar quem conduziu o país" a este ponto, afirmou, especificando que se referia a empresários, políticos... a toda "uma elite que tem dominado".
16.08
A polícia italiana recorreu a gás lacrimogéneo e canhões de água para tentar controlar alguns dos manifestantes "indignados" em Roma
16.00
Em Lisboa, centenas de pessoas começaram a desfilar, desde o Marquês do Pombal, empunhando cartazes.
15.46
Várias montras de lojas foram vandalizados e alguns carros incendiados em Roma, durante o protesto dos "indignados".
15.41
Em Braga, os "à rasca" não ultrapassam as centenas de pessoas. Umas curiosas, outras mostram cartazes de protesto.
15.35
Na Praça da Batalha, no Porto, há microfone aberto para os manifestantes explicarem as razões porque estão indignados
15.15
Milhares de pessoas estão já concentradas junto à Praça da Batalha, no Porto. A maioria dos manifestantes são jovens, mas os protestos reúnem várias gerações. Há cartazes que pedem a prisão dos políticos e criticam a chanceler alemã.
14.46
Em Roma e Bruxelas, milhares de manifestantes estão na rua. Há registos de confrontos em Roma, provocados por um grupo de manifestantes violentos.
13.52
Cerca de cinco mil pessoas manifestaram-se em Frankfurt, na Alemanha, contra a política dos bancos. Um porta voz dos manifestantes anunciou um bloqueio pacífico da praça em frente ao Banco Central Europeu por tempo indeterminado.
13.40
O secretário-geral da JS, Pedro Alves, considera que a "manifestação dos indignados" convocada para esta tarde em várias cidades do mundo "não pode servir para contestar o modelo democrático que temos".
13.34
No Reino Unido, cerca de um milhar de pessoas concentraram-se junto à praça Paternoster, nas imediações da Bolsa de Londres, local que pretendiam ocupar em protesto, mas foram barrados pela polícia. A praça é considerada propriedade privada, pelo que já se anteviam dificuldades no acesso.
13.00
Funcionários públicos já se manifestam no centro de Atenas, Grécia. Em Espanha, centenas de jovens também já percorrem algumas ruas de Madrid
12.57
O presidente designado do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou que entende a "raiva" dos jovens que integram o movimento dos "indignados. Se nós estamos enraivecidos perante a crise, imaginemos os que são jovens, que têm 20 ou 30 anos e não têm perspectivas", afirmou Draghi, em Paris, antes do início dos trabalhos da cimeira do G20.
12.15
Manifestações em Lisboa (Marquês de Pombal), Porto (Praça da Batalha), Coimbra (Praça da República), Braga (Avenida Central), Évora (Praça do Sertório), Faro (Jardim Manuel Bívar), a partir das 15 horas. Angra do Heroísmo (Praça Velha) às 14 horas.
11.58
Acompanhe as imagens das manifestações ao longo do dia aqui
11.30
Também vai protestar? Partilhe, no espaço de comentários deste artigo ou no Facebook do JN, as razões pelas quais está indignado.
11.00
Os cantores Jorge Palma e José Mário Branco anunciaram que vão participar na manifestação de Lisboa.
10.36
Uma centena de manifestantes, com o lema "Ocupa Tóquio", desfilaram no centro da capital nipónica, aderindo aos protestos mundiais. A chuva não deteve os manifestantes nipónicos, incluindo crianças e idosos, que se reuniram no parque Hibiya.
10.13
Em Wall Street, Nova Iorque, os indignados mantêm ocupação do Parque Zucotti.
10.12
Na Nova Zelândia e na Austrália milhares de pessoas já pediram uma mudança democrática mundial
10.00
Quase mil cidades em todo o mundo vão ser este sábado palco de protestos para exigir uma mudança democrática global e contestar a sujeição da sociedade ao poder financeiro.


