15.3.07

Problemas escolares por identificar

in Jornal de Notícias

A tardia ou inexistente identificação das dificuldades escolares de grande parte das crianças está na base do seu insucesso escolar e pode reflectir-se no seu futuro, concluiu o neuropediatra e director do Centro Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), Luís Borges. O médico estimou que cerca de 10% das crianças portuguesas com problemas escolares, provocadas por causas específicas da idade, não se encontra identificada.

"O sucesso escolar é fundamental para o sucesso na vida, daí a importância de identificar esses problemas e intervir rapidamente, mudando a trajectória, para a aprendizagem e para o bem-estar", alertou Luís Borges. O neuropediatra afirmou que continua a "receber no Centro crianças em idades tardias, com dificuldades escolares que já poderiam ter sido detectadas".

Luís Borges instigou a escola a ter um papel mais activo na prevenção destas situações. "É importante que a escola identifique o miúdo que não tem o rendimento que é o adequado, que não acompanha os colegas por qualquer razão", afirmou, acrescentando que "mais vale pedir uma observação da criança e depois verificar que não é nada, que se deve apenas a imaturidade, do que deixar avançar a situação". Os professores têm ao seu dispôr centros de desenvolvimento da criança, que, segundo o neuropediatra, existem em quase todos os hospitais distritais. Entre os problemas mais frequentes está a hiperactividade.

Luís Borges lançou ainda o XII Seminário do Desenvolvimento, a decorrer hoje e amanhã, na Universidade de Coimbra. O seminário destina-se a todos os pais, educadores e técnicos das áreas da educação, saúde e segurança social.