20.2.09

Reflexos da crise

in Jornal Público

Alemanha com recessão séria nos próximos meses
O Bundesbank prevê que a Alemanha enfrente uma recessão "séria" nos próximos meses, cuja amplitude dependerá do comportamento do consumo privado, numa altura em que a crise global afecta as exportações e o investimento.

Crescimento mundial pode ser reduzido a zero, diz FMI
O Fundo Monetário Internacional poderá rever em baixa a previsão do crescimento mundial para 2009, reduzindo-a a zero, advertiu o director-geral, Dominique Strauss-Kahn. A próxima previsão do FMI sai daqui a três meses; na última, a organização previa um crescimento mundial de 0,5 este ano, com uma recessão de dois por cento nos países ricos.

Famílias portuguesas mais vulneráveis financeiramente
Portugal foi o país da Europa em que as famílias sentiram mais vulnerabilidade financeira em 2008. A conclusão é do Genworth Index, que envolve 12 países europeus e mede a frequência com que as famílias experimentam dificuldades económicas.
Economia dos EUA deverá contrair-se 0,5 a 1,3 por cento
A Reserva Federal reviu ontem em baixa os indicadores macroeconómicos para 2009, prevendo uma contracção da economia de 0,5 a 1,3 por cento e um aumento do desemprego.

EUA já perderam 728 mil empregos desde Novembro
Segundo a Bloombger, as empresas norte-americanas já acabaram com, pelo menos, 728.152 empregos desde a eleição de Barack Obama, a 4 de Novembro de 2008. No topo da lista dos despedimentos estão o Citigroup e a General Motors.