18.2.09

Parque nómada prepara integração

in Jornal de Notícias

O centro de estágio habitacional de Coimbra, que esta terça-feira assinalou cinco anos, tem-se revelado um êxito na integração social de famílias nómadas, motivando até estudos por parte de especialistas nacionais e estrangeiros.

Mais conhecido por "parque nómada", o centro assenta numa "abordagem completamente inovadora e mais exigente" da integração de nómadas, considerou, ontem, o vereador da Habitação da Câmara de Coimbra, Gouveia Monteiro.

"Aquelas famílias, em vez de serem emprateleiradas em bairros sociais mais ou menos desagregados, têm a possibilidade de uma discriminação positiva", disse o autarca.

Gouveia Monteiro considera que "não faz sentido esperar que as famílias estejam todas muito bem comportadas para que lhes seja atribuída uma casa".

O centro tem capacidade para acolher em simultâneo 11 famílias e, desde que foi criado, já beneficiou 22 famílias, acompanhadas em permanência por um técnico de Segurança Social, um psicólogo e um animador sociocultural.

O "estágio" habitacional "não deve durar menos de um ano nem mais de quatro anos", período durante o qual as famílias nómadas têm de cumprir um "contrato", um "programa de aprendizagem" a vários níveis, antes de ser alojadas em outras habitações, privadas, através de arrendamento camarário.

"É-lhes criado um estímulo positivo para saírem mais rapidamente do centro, em que no final de cada ano é atribuída a cada família uma pontuação, tendo em conta o cumprimento do programa estabelecido", disse o vereador.

A experiência de Coimbra "tem sido um êxito, ao ponto de ser estudada por especialistas em Portugal e no estrangeiro", sublinhou.

O Município de Ovar prepara--se para "replicar a experiência de Coimbra", que motivou contactos com a Autarquia por mais de 20 municípios, afirmou Gouveia Monteiro, criticando a falta de financiamento estatal para este tipo de projectos. "É lamentável que o Estado continue a financiar bairros segregados, normalmente um planeta à parte do tecido social, e não financie abordagens inovadoras como esta", disse, frisando que o projecto foi "totalmente custeado pela Câmara de Coimbra".

Enquanto permanecem no centro de estágio, é desenvolvido com as famílias um "trabalho sistemático" ao nível da escolaridade dos filhos, da "estima pela habitação" e pré-formação profissional, bem como na resolução de "inúmeros problemas, nomeadamente de Saúde e com a Justiça".

Hoje, para assinalar o quinto aniversário, o centro de estágio habitacional de Coimbra é visitado por alunos de escolas da cidade.