19.2.09

PT vai contratar em 2009 400 recém-licenciados

Maria João Espadinha, in Diário de Notícias

Telecomunicações. Empresa mantém programa de recrutamento de jovens

Operadora investiu 660 milhões em Portugal no ano passado


A Portugal Telecom (PT) não vai despedir trabalhadores este ano e tenciona até contratar "mais recém-licenciados", garantiu ontem o presidente executivo da empresa de telecomunicações, Zeinal Bava, na apresentação dos resultados da operadora.

"Em 2009, não queremos e não vamos prescindir de trabalhadores", assegurou este responsável. "Queremos manter os programas de recrutamento de jovens, porque a PT se tornou numa grande escola de gestão e engenharia de referência", disse Zeinal Bava, prevendo recrutar este ano mais 400 pessoas, entre técnicos e recém-licenciados - o mesmo número de contratações feitas no ano passado. "Quando fazemos estes processos, temos aproximadamente uma procura de cinco mil, seleccionamos um em cada dez", explicou o responsável.

No entanto, "em termos líquidos, o número de trabalhadores ficará praticamente igual", salienta o responsável, tendo em conta o rejuvenescimento da empresa, em que uns entram e outros se reformam.

"Num período em que a pressão era para reduzir os trabalhadores, a PT resolveu apostar na formação e contratar pessoas", acrescentou.

Investimento subiu 35%

O investimento em tecnologia em Portugal da PT ascendeu aos 660 milhões de euros em 2008, um aumento de 35% em relação ao ano anterior, revelou o presidente executivo.

"A PT é a empresa que mais investe em tecnologia em Portugal", garantiu Zeinal Bava. Juntado os mercados doméstico e internacional, os investimentos em tecnologia da operadora de telecomunicações atingiram, no ano passado, os 1,2 mil milhões de euros.