23.2.09

BE considera “assustadores” os números do IEFP sobre o desemprego

Lusa, in Publico

O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, classificou como “assustadores” os números hoje divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), segundo os quais em Janeiro se inscreveram nos centros de emprego 70.334 trabalhadores desempregados.

Os números do IEFP representam um aumento de 27,3 por cento em relação ao mês homólogo de 2008 e de 44,7 por cento quando comparado com Dezembro.

“Creio que são números assustadores que confirmam que a economia portuguesa está a mergulhar no abismo da recessão”, afirmou o coordenador da comissão política do BE, Francisco Louçã, em declarações à Agência Lusa.

Para Louçã, estes números “tornam mais trágica a recusa que o Governo tem mantido em relação à proposta do BE de dar acesso ao subsídio de desemprego a todos os desempregados”.

Metade dos desempregados sem subsídio

“Neste momento metade dos desempregados não têm acesso ao subsídio de desemprego, porque o Governo tomou medidas para reduzir este acesso. É uma atitude desumana e inaceitável”, criticou, garantindo que o BE “não desistirá de vencer o Governo e impor o alargamento do subsídio de desemprego”.

De acordo com os dados do IEFP, no final do mês passado estavam inscritos nos centros de emprego do Continente e Regiões Autónomas 447.966 desempregados, número que representa 85,5 por cento de um total de 523.986 pedidos de emprego.

O IEFP adianta ainda que “o desemprego registado apresenta uma trajectória ascendente”.