26.2.09

Confiança dos empresários e consumidores europeus em mínimos históricos

Por Eduardo Melo, in Jornal Público

A confiança dos empresários e dos consumidores caiu, em Fevereiro, para o nível mínimo histórico na zona euro e em Portugal, anunciou hoje a Direcção-Geral para os Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, prosseguindo a tendência dos últimos meses e demonstrando a actual fraqueza das economias do espaço do euro.

O indicador de sentimento económico da zona euro baixou para 65,4 pontos, menos 1,8 pontos do que em Janeiro, sob a influência da degradação da confiança de quase todos os sectores, à excepção do retalho, que recuperou um ponto (menos 19 pontos).

Para Portugal, o mesmo indicador sofreu um forte desaire de 4,6 pontos entre Janeiro e Fevereiro, cotando-se nos 61,2 pontos. Os agentes de todos os sectores de actividade estão cépticos em relação ao futuro dos seus negócios, tendo em conta o agravamento da recessão interna e internacional e à ausência de soluções que, no imediato, consigam reverter a situação. Os consumidores acompanham esse sentimento, principalmente por causa do agravamento do desemprego.

Um outro indicador europeu, o do clima económico, baixou igualmente para o valor mínimo dos últimos 24 anos, data que coincide com o início dos inquéritos realizados pelos serviços da Comissão aos empresários.