23.2.09

UGT antecipa agravamento do desemprego "claramente superior" aos oito por cento este ano

Lusa, in Publico

O secretário-geral da UGT considerou hoje que o aumento do número de inscritos nos centros de emprego em Janeiro é "brutal" e antecipa um volume de desemprego "claramente superior" aos oito por cento para 2009.

Segundo João Proença, a taxa de desemprego poderá ultrapassar os oito por cento já no primeiro trimestre do ano.

De acordo com dados que o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no mês de Janeiro inscreveram-se nos centros de emprego 70.334 desempregados, um aumento de 27,3 por cento em relação ao mês homólogo de 2008 e de 44,7 por cento quando comparado com Dezembro.

No final do mês passado estavam inscritos nos centros de emprego do Continente e Regiões Autónomas 447.966 desempregados, número que representa 85,5 por cento de um total de 523.986 pedidos de emprego.

"É de facto um aumento muito significativo e acentuado, mas já estávamos à espera. Muitas empresas encerraram depois do Natal e por isso era previsível que em Janeiro se verificasse este aumento brutal do desemprego", disse.

Para João Proença, os dados hoje divulgados demonstram que a dimensão da crise em Portugal é "grande" e, por isso, é "fundamental" a adopção de medidas claras de apoio à manutenção e à criação do emprego.

"As medidas de apoio à manutenção e criação do emprego devem ser reforçadas, nomeadamente ao nível da qualificação profissional dos activos", acrescentou.

Na semana passada, o INE divulgou que a taxa de desemprego atingiu os 7,6 por cento no final de 2008, o que representa um desagravamento face aos oito por cento de 2007 e traduz um ligeiro aumento face ao trimestre anterior (em que a taxa se situou 7,7 por cento).

O Governo estima para este ano uma taxa de desemprego a rondar os 8,5 por cento.