21.2.09

Primeiro-ministro destaca combate à pobreza e apoio do Governo às famílias

in Jornal de Notícias

O primeiro-ministro, José Sócrates, destacou as políticas sociais do governo no apoio à família e no combate à pobreza, e enalteceu a resposta pronta das instituições de solidariedade ao desafio da criação de emprego.

"Mais de 100 mil grávidas recebem o apoio pré-natal que antes não existia. O abono pré-natal foi um primeiro passo para estimular a natalidade, mas o mais importante é o investimento que fazemos em creches e outros equipamentos sociais para que as famílias jovens tenham condições para ter os seus filhos", salientou.

José Sócrates falava na assinatura de contratos entre o Estado, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e centena e meia de instituições particulares de solidariedade social(IPSS), no âmbito do programa "Iniciativa Emprego 2009 - o emprego primeiro".

Segundo o primeiro-ministro, que classificou de "peste branca" a redução da natalidade na Europa, o investimento em equipamentos sociais passou de 19 milhões de euros em 2004 para uma média anual de mais de 120 milhões de euros, estando em curso em todo o país 215 obras e aprovados pelo programa PARES mais 600 equipamentos sociais.

"Totalizam 400 milhões de euros de investimento e significa que teremos mais 10 mil empregos no sector social", disse.

Para o primeiro-ministro, trata-se de "um pulo nas políticas sociais" que apelidou "de nova geração", sem esquecer o combate à pobreza, a que o governo tem procurado dar atenção.

"Em 2005 disse aos portugueses que era preciso pôr as contas públicas em ordem, o que exigiu sacrifícios, mas passámos de um défice orçamental de 6,83 por cento para 2,2 por cento em 2008, e ainda fomos capazes de arranjar dinheiro suficiente para o complemento solidário de idosos. Três anos depois, 200 mil idosos recebem esse complemento solidário, pelo que há mais 200 mil pessoas que estavam na pobreza a viver com dignidade", disse.

A cerimónia da assinatura dos contratos com as IPSS decorreu nas "Florinhas do Vouga", que inaugurou instalações e uma nova valência, cujo trabalho social enalteceu.

Fundadas em 1940 pelo arcebispo D. João Lima Vidal para apoio à população mais desfavorecida, as "Florinhas do Vouga" dirigem a sua acção a todo o Concelho de Aveiro, com grande incidência na Freguesia da Gloria e mais especificamente na Urbanização de Santiago, onde proliferam graves situações sociais.