19.2.10

Bancos mais exigentes no crédito à habitação

in Jornal de Notícias

Os bancos prevêem aumentar a exigência na aprovação dos empréstimos aos particulares para a compra de casa, de acordo com um inquérito do Banco de Portugal.

O banco central, baseando-se nos resultados do Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito realizado em Janeiro, indicou que, apesar dos critérios para dar crédito às empresas terem permanecido "inalterados" no quarto trimestre de 2009, "verificou-se um aumento da restritividade nos critérios de concessão de empréstimos a particulares".

Os bancos explicaram, mais uma vez, que na base desta exigência nos critérios estão "a deterioração dos riscos apercebidos por parte dos bancos e, em menor grau, o aumento dos custos de capital e das restrições de balanço dos mesmos".

O Banco de Portugal aponta que esta alteração dos critérios "ter-se-á traduzido num aumento dos 'spreads' aplicados, especialmente nos empréstimos de maior risco, bem como no aumento da exigência das outras condições contratuais".

Para os primeiros três meses deste ano, os bancos inquiridos perspetivam "manter globalmente inalterados os critérios de concessão de empréstimos a empresas" mas antecipam "um ligeiro aumento" na exigência dos critérios para aprovar empréstimos aos particulares para a compra de casa.