21.2.10

Fome chega a cem famílias no Vale da Amoreira

por Roberto Dores, in Diário de Notícias

Crise social grassa no bairro que irá agora receber verbas para requalificação.

Carla e João preparavam ontem à pressa o almoço ao som do kizomba que vinha da casa da vizinha, mas que bastava para animar o humilde T1, onde o casal vive com três filhos. Na sertã o chefe de família mexe três ovos a que junta uma lata de salsichas. Na mesa já está um pacote de batatas fritas e os três pequenos de garfo em riste. É o almoço para os cinco lá de casa. "Temos de comer à medida do possível para dar também para o jantar", explicava João.

Este agregado de ascendência cabo-verdiana está entre as mais de cem famílias identificadas como casos de pobreza extrema a residirem no problemático Vale da Amoreira (Moita), que além de não terem dinheiro para comer, também deixaram de pagar as prestações das suas casas. A freguesia é habitada por cerca de 16 mil pessoas, sendo que a taxa de desemprego já ascende aos 55%, consequência directa do encerramento de algumas unidades fabris no sector metalúrgico e componentes auto no distrito de Setúbal.

Já quanto aos jovens à procura do primeiro emprego que não encontram saídas profissionais, o número de desocupados ascende aos 60%, o que ajudará a explicar a elevada propensão para enveredarem no mundo do crime.

Tanto Carla como João já se encontram desempregados há tempo suficiente para terem perdido a vergonha de assumirem que estão a passar "grandes dificuldades". Até ao ano passado ainda foram escondendo o possível, mas acabaram a pedir ajuda quando deixaram de ter leite para dar aos filhos, confessa a mãe das crianças, uma antiga empregada de balcão que há mais de dois anos perdeu o emprego, quando a loja onde trabalhava fechou, garantindo que apesar dos tenros 34 anos já perdeu a esperança de dar um novo rumo à vida. O marido espera que o chamem para umas obras no Barreiro.

O alerta para a crise sem precedentes instalada no Vale da Amoreira, onde várias raças se cruzam (40% da população é oriunda de Angola, Cabo Verde e Moçambique) foi dado ontem pelo presidente da Junta de Freguesia, Jorge Silva, durante a apresentação do programa de requalificação que contou com a presença da ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, que anunciou um investimento de 8 milhões (ver caixa) para dividir num conjunto de intervenções, onde se inscrevem, por exemplo, limpeza das degradadas fachadas, embelezamento de espaços públicos, ou a criação do singular Centro de Experimentação Artística.

Contudo, a governante não deixou passar em branco a crise social, numa altura em que a juntar à centena de famílias em pobreza extrema, existem ainda mais de 400 outros agregados que diariamente recorrem ao Banco Alimentar e à Paróquia.

Dulce Pássaro defendeu a necessidade de aproveitar o programa da iniciativa Bairros Críticos para dotar esta freguesia da Margem Sul de "maior competitividade com acções de apoio a empresas".

O presidente da Junta alertou que o estado de coisas "é tão grave que já merecia que se criasse aqui um grupo voluntário de solidariedade, onde quem tem melhores condições comece dar algum apoio".