24.2.10

Durão e Zapatero apostam na criação de emprego na UE

in Diário de Notícias

A Comissão Europeia tem "um papel fundamental" e pode contar com a "lealdade e apoio" do Governo espanhol. Esta foi a mensagem política que José Luis Rodríguez Zapatero quis ontem transmitir a Durão Barroso após a primeira reunião que os novos 27 membros do Executivo comunitário realizaram em Madrid, no Palácio do Pardo, com a presidência espanhola da UE.

Zapatero quis destacar que "ser europeísta é avançar nos métodos comunitários" e estes estão em poder da Comissão. "Por isso, expressei a Durão Barroso o compromisso firme de Espanha em reforçar o papel da Comissão durante o actual semestre."

Sobre as prioridades europeias, os dois deixaram claro que são a recuperação económica e a criação de emprego no âmbito da nova estratégia UE 2020, que o presidente do Executivo comunitário anunciou que iria ser apresentada no próximo dia 3 de Março. Durão reconheceu a "excepcional" contribuição do Governo de Espanha para esta nova estratégia e manifestou-se convicto de que os chefes de Estado e de Governo irão avançar com decisões concretas no Conselho de 25 e 26 de Março.