19.2.10

Estrutura dá novo impulso à cooperação

Bruno Amorim, em Vigo, in Jornal de Notícias

Galiza e Norte de Portugal


Decorreu ontem, quinta-feira, em Vigo, a instalação e tomada de posse da direcção do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.

Os representantes das duas regiões estão convictos de que o organismo será capaz de defender melhor os seus interesses na captação de fundos comunitários.

O AECT vai ficar sedeado no Centro Tecnológico do Mar, na cidade galega de Vigo. Esta estrutura, que entra agora em funcionamento, será dirigida pela portuguesa Elvira Pacheco Vieira, economista e docente universitária que, recentemente, foi vencedora da primeira edição do prémio Investigação da Euroregião 2008, a propósito de uma tese de doutoramento relacionada com a cooperação transfronteiriça entre a Galiza e o Norte de Portugal.

Elvira Vieira contará com a ajuda do economista galego Juan Lirón Lago. Este alto quadro da Junta da Galiza, que tem vários anos de experiência nas relações com a região Norte, assumirá as funções de subdirector.

O organismo em causa terá a função de executar e gerir contratos e convénios celebrados no âmbito de projectos conjuntos das duas regiões, a grande maioria financiada por fundos europeus. A realização de obras públicas, a gestão comum de equipamentos e a exploração de serviços do interesse da euroregião são algumas das futuras áreas de actuação.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Lage, sublinhou que o AECT "veio preencher um vazio institucional na euroregião e constitui um passo em frente nas relações do Norte com a Galiza". O responsável lembrou que, "numa altura em que as duas regiões atravessam dias difíceis é importante haver um pensamento estratégico conjunto".

Por seu lado, Alberto Núñez Feijóo, presidente da Junta da Galiza, considerou que o AECT "vem revitalizar o compromisso de cooperação e conjugação de interesses da euroregião", destacando mesmo a sua importância na futura negociação de fundos comunitários para o período 2013-2020. O líder galego disse estarmos "num período mais ambicioso, onde há novas oportunidades de desenvolvimento", dando o exemplo do TGV Porto-Vigo e do sector energético. Carlos Lage confia no "grande futuro" que a euroregião tem pela frente, enquanto Nuñez Feijóo garantiu que canalização de investimento privado e a troca de conhecimentos entre universidades, "será a única via para melhorar a competitividade de ambos os territórios".