23.2.10

Quase metade dos portugueses foi ao dentista no último ano

Por Andrea Cunha Freitas, in Jornal Público

Os portugueses afirmam que comem muita fruta, raramente comem compota e mel e menos de metade consultou um dentista no último ano. E quando precisam de dentista, quase 90 por cento recorrem ao sector privado. É o breve retrato da saúde oral do país, segundo o relatório especial do Eurobarómetro divulgado ontem.

Os resultados do inquérito levado a cabo durante 2009 em 27 países e revelado ontem mostram alguns sinais importantes da saúde oral na Europa. Segundo o trabalho, apenas 41 por cento dos europeus mantêm todos os seus dentes, sem recurso a próteses dentárias. E entre os europeus que já não têm todos os seus dentes verdadeiros, um terço recorreu a dentes postiços. Os portugueses sobressaem nesta imagem, estando no grupo dos países da União Europeia que mais recorre a este tipo de próteses removíveis (37 por cento dos inquiridos), juntamente com Reino Unido, Bélgica e Polónia.

O relatório com mais de cem páginas dedica ainda outras referências especiais a Portugal. No capítulo dedicado ao consumo de fruta, Portugal surge no topo da lista com 71 por cento, numa média europeia dos 27 que se fica pelos 62 por cento. Entre os países que revelam esta preferência estão ainda países do Sul, como a Grécia e a Itália, mas também Hungria, Chipre, Eslovénia, Roménia, Alemanha e Lituânia.

E se são os que mais dizem gostar de fruta, os portugueses estão no último lugar da lista de países quando se fala em compota e mel, com apenas três por cento a declarar-se consumidor regular, muito abaixo da média europeia de 20 por cento.

Por outro lado, o inquérito mostrou que Portugal está também entre os países que visitam com menos regularidade um dentista. Apenas 46 por cento afirmou ter consultado um especialista no último ano. Entre os portugueses que foram ao dentista, 46 por cento foi fazer tratamento de rotina, 29 por cento foi para limpar os dentes ou fazer um check-up e 25 por cento em situação de urgência. Na União Europeia os holandeses estão no topo da tabela, com 63 por cento de idas a consultas no dentista no último ano, sendo a média da UE de 57 por cento. As respostas revelam ainda que dois por cento dos europeus nunca consultaram um dentista na vida.