20.2.10

Obra Diocesana terá terreno novo no Bairro do Lagarteiro

in Jornal Público

A Câmara do Porto cede terreno em direito de superfície por 20 anos


A Obra Diocesana de Promoção Social vai receber, da Câmara do Porto, um novo terreno para construir um equipamento social junto ao Bairro do Lagarteiro. O novo equipamento deverá substituir aquele que a Obra mantém hoje no bairro, e que ficará inutilizável quando arrancarem as obras de requalificação do projecto interministerial Bairros Críticos.

A proposta para a cedência, em direito de superfície, de um terreno na Rua de António Ricca Gonçalves, nas traseiras do Lagarteiro, é da vereadora para a Coesão Social, Guilhermina Rego, e deverá ser aprovada na reunião pública do executivo, na terça-feira. A Obra Diocesana de Promoção Social tem a funcionar, em duas caves do Bairro do Lagarteiro, um equipamento com as valências de creche, pré-escolar, ATL e apoio domiciliário. No novo terreno, o equipamento a construir ficará também com um centro de dia e um centro de convívio para a terceira idade.

A cedência é feita por vinte anos e implica o pagamento de uma renda semestral, por parte da Obra Diocesana, equivalente a "seis vezes o valor da mais alta das rendas mínimas praticadas para os bairros municipais".


Medalhas no 25 de Abril

As comemorações do 25 de Abril no Porto deverão ficar marcadas, de novo, pela atribuição de medalhas municipais. Este ano, o presidente da câmara, Rui Rio, escolheu a Associação Comercial do Porto para receber a mais importante destas distinções autárquicas, a Medalha Municipal de Honra.

As medalhas de Mérito vão para o oncologista Guimarães dos Santos, o padre Lino Maia, os empresários Luís Oliveira Dias e Carlos Moreira da Silva, o antigo vereador socialista Orlando Gaspar (todos Grau Ouro), o fundador do Clube Português de Automóveis Antigos, Francisco Cardoso Lima (Grau Prata), e Delfim Ferreira (Grau Bronze), distinguido pela gestão do condomínio de um bairro municipal.

As medalhas municipais de Valor Desportivo deverão ser entregues ao jogador de râguebi Joaquim Vaz Ferreira (Grau Ouro) e a António Moreira Belém (Grau Prata), pelo trabalho na área do basquetebol.