25.2.10

Novo blogue debate economia portuguesa em Inglês

Por Inês Sequeira, in Jornal Público

The Portuguese Economy é o nome de um novo blogue que nasceu esta semana e que junta para já 14 académicos portugueses de várias gerações e correntes de pensamento, todos ligados à Economia e à história económica, mas que investigam e leccionam em diferentes universidades, muitos fora do país.

Objectivo? Pedro Lains, economista e investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e que é o principal responsável e editor deste projecto, classifica-o como um blogue académico criado "para discutir os problemas da economia portuguesa" e diz que teve "uma inspiração directa e clara no The Irish Economy". "O título foi propositadamente replicado para sinalizar aos leitores que tipo de blogue é que pretendemos fazer", explicou ao PÚBLICO.

Outra das semelhanças com o The Irish Economy é o facto de ser totalmente redigido em Inglês, uma vez que essa é hoje a "língua franca" entre economistas e universitários. "Quando escrevemos em Inglês, escrevemos de uma forma um pouco diferente, sabemos que o público que nos vai ler está interessado fundamentalmente nas questões económicas", salienta Lains. O Inglês é também indispensável para "dar informação ao exterior sobre o que se passa com a economia portuguesa e receber opiniões e comentários de economistas não portugueses", que são objectivos importantes do novo blogue.

E a verdade é que a situação da economia portuguesa pode chamar muitos leitores estrangeiros, mesmo os que recorrem ao Google, porque "muitas vezes não se fala tanto em Portugal [como sobre outros países] no exterior porque há pouca informação em Inglês", defende o blogger. É essa a motivação dos 14 autores que colaboram neste novo projecto, que aderiram desde logo ao convite que lhes foi lançado: não se conhecem todos entre si, mas vêem a situação económica nacional como um caso de estudo interessante.

"Muitos dos autores do blogue estão em universidades estrangeiras [desde Madrid a Nova Iorque], mas continuam atentos à economia portuguesa, porque é interessante do ponto de vista económico e da história económica", sublinha Lains, que destaca como exemplo "as dificuldades de integração de Portugal na zona euro". "Esse é um assunto que levanta problemas que dão muito que pensar nos meios académicos e que pode levar a conclusões interessantes."

Quanto à diversidade ideológica dos novos bloggers, que estão associados a diferentes correntes políticas, e aos reflexos que essa variedade poderá ter nesta troca de opiniões cibernética, Pedro Lains considera que, numa qualquer discussão entre economistas académicos, o habitual é que "as ideologias desaparecem". "Mais importante [nos pontos de vista] é a área em que trabalham (Economia ou história da economia ou finanças), as respectivas escolas, a geração a que pertencem e mesmo os conhecimentos de econometria ou a área geográfica onde vivem", conclui.