22.2.10

Queixas à Polícia disparam em 2009

Susana Otão, in Jornal de Notícias

Violência doméstica PSP registou quase 19 mil situações, num ano em que morreram 26 mulheres


Assinala-se hoje o Dia Europeu da Vítima de Crime, depois de um ano em que as queixas de violência doméstica registaram um aumento muito acentuado. Burlas a idosos, raptos e abusos sexuais foram outros crimes que acresceram em 2009, segundo a APAV.

No dia em que se fala das vítimas de crime é impossível esquecer o número que abalou o ano de 2009: 26 mulheres assassinadas, no decorrer de cenários de violência doméstica, em Portugal.

A maioria das vítimas foi morta pelos companheiros, maridos ou namorados, segundo dados avançados pelo Observatório de Mulheres assassinadas (UMAR), num ano em que a PSP registou, também, um aumento muito significativo de queixas.

Embora os números ainda não estejam consolidados, uma vez estarem em análise para serem compilados no Relatório Anual de Segurança Interna, fonte da PSP revelou ao JN que foram abertos quase 19 mil processos pela força policial, no decorrer de denúncias de violência doméstica, em todo o país.

Um número que dá conta da evolução do crime, depois de em 2008 terem sido analisados cerca de 17 500 processos. Aliás, desde 2004, ano em que se registaram apenas duas mil queixas, o aumento é notório. Em 2007 foram apresentadas 13 mil queixas e nestes últimos anos os números dispararam.

O aumento das denúncias é, segundo a PSP, "reflexo das campanhas públicas de sensibilização e de uma maior exposição mediática que faz com que as vítimas não calem as situações".

No entanto, em 2009, não foram só os crimes de violência doméstica que aumentaram a estatística. Segundo os últimos dados anunciados na última semana pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) os crimes de violência doméstica, sofreram efectivamente um aumento nos seguintes parâmetros: violação (+5,3%), abuso sexual (+3,5%), e homicídio (+128,5%).

Os crimes contra as pessoas/humanidade também acresceram a estatística da APAV com o rapto/sequestro com mais 41,7% face a 2008, outros crimes sexuais com um aumento de 8,7%, prostituição de menores registou uma evolução de 100%, lenocínio 150%, auxílio/angariação imigração legal 40%, tráfico de pessoas para exploração sexual 33,3% e as difamações/injúrias evoluíram para mais 18,5%. No que respeita aos crimes contra o património, nomeadamente as burla registou-se um aumento na ordem dos 21,4%.

Em 2009, a APAV ultrapassou a faixa dos 10 mil processos de apoio, tendo subido cerca de 1,3% face a 2008. A este nível o número de pessoas apoiadas terá ultrapassado as vinte mil. No total dos processos de 2009, foram registados 17.628 crimes, repartidos por 5 diferentes categorias criminais: violência doméstica(15.904 casos), contra o património( 399) , rodoviários (16), contra pessoas/humanidade (1.227), sociedade/estado (39).

No entanto, estes números não espelham com exactidão a realidade, uma vez que, nem todas as vítimas de crime apresentam queixa nas autoridades policiais ou recorrem a uma instituição para receber apoio, continuando a calar situações de sofrimento.