8.4.15

Governo avança com plano de formação de 13 mil desempregados

por Susana Madureira Martins, in RR

Plano prevê 625 acções de formação, envolvendo cerca de 13 mil pessoas adultas desempregadas. Taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 14,1% em Fevereiro.

O Governo aposta na formação profissional para tentar resolver os problemas de quem sente dificuldades em regressar ao mercado de trabalho.

Esta quarta-feira no Parlamento, o ministro do Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, anunciou um plano de formação a ser concretizado ainda no primeiro semestre de 2015.

"Serão 625 acções de formação, envolvendo cerca de 13 mil pessoas adultas desempregadas, com baixos níveis de escolaridade e qualificação", detalhou.

O objectivo é "proporcionar qualificações escolares e profissionais".

O plano prevê "550 acções para 11 mil adultos desempregados, reforçando a sua qualificação". "Além disso, teremos o programa de formação em competências básicas para que possam prosseguir processos de qualificação posteriores no domínio da dupla certificação – escolar e profissional, o que abrangerá cerca de 1.200 beneficiários em 45 acções de formação”, disse.

O ministro do Emprego avançou ainda que até Julho vão estar abertas as candidaturas à empregabilidade a tempo parcial.

Em Outubro de 2014, o Governo anunciou que iria gastar 8,1 milhões de euros com o Programa de Incentivo à Empregabilidade Parcial de Pais, que prevê ainda que os desempregados de longa duração possam substituir os pais que optem por trabalhar a tempo parcial.

A taxa de desemprego em Portugal subiu para os de 14,1% em Fevereiro, de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística.