7.4.15

Ministério da Saúde desvaloriza dados do INE sobre internamento

in TSF

O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde participou no Fórum TSF, esta manhã. Fernando Leal da Costa desvalorizou os dados do INE que dizem que diminuiu o número de camas de internamento nos hospitais públicos, mas nos privados aumentou entre 2002 e 2013.

Fernando Leal da Costa admite que há uma transferência dos utentes para os serviços privados, mas o Secretário de Estado Adjunto do Ministério da Saúde, convidado do Fórum TSF, desvaloriza os dados que o Instituto Nacional de Estatística revelou ontem, e que vão nesse sentido.

Depois de analisar os dados registados entre 2002 e 2013, o INE diz que há menos camas de internamento nos hospitais públicos e mais nas unidades privadas.

Resulta ainda desta análise a conclusão de que diminuíram também os serviços de urgência básica e de atendimento permanente nos centros de saúde.

Leal da Costa, no Fórum TSF, admitiu que existe de facto uma transferência para os hospitais privados, mas esclareceu que parte dessas transferências é suportada pelo Estado, demonstrando assim que este cenário não se deve a um esforço de alívio das contas públicas.

Na TSF, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde reafirmou, ainda, a necessidade de ser repensado o modelo de financiamento da saúde pública.

Para o Ministro da Saúde, não se devem compararar dados que não são comparáveis.

Paulo Macedo desvaloriza também os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística e prefere falar nos ganhos em saúde, dos últimos 13 anos, dizendo ainda que a modernização no setor no ano passado representou uma poupança de 95 milhões de euros.