in Jornal de Leiria
A iniciativa contou com a parceria da autarquia e do centro de saúde do municípioA campanha Laço Azul, que elege Abril como o mês da prevenção dos maus-tratos infantis, recorrendo a projectos que pretendem “sensibilizar a comunidade para o bem cuidar das crianças” e destacar “o compromisso dos profissionais de saúde para que isso aconteça”, contou com a parceria da Câmara Municipal da Marinha Grande e do Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Centro de Saúde do concelho, informa um comunicado de imprensa.
Foram realizadas, este quarta e quinta-feira, “acções de sensibilização aos utentes do Centro de Saúde” por alunos do curso técnico auxiliar de farmácia, da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte. A iniciativa, informa o comunicado, deu a conhecer os direitos dos menores de idade nos serviços de saúde e incidiu sobre a história e o simbolismo do laço azul. Representando as “nódoas negras”, este símbolo tornou-se uma “referência da defesa dos direitos das crianças” em Portugal após uma avó o colocar na antena do carro, pretendendo “sinalizar como o neto tinha sido brutalmente espancado pela própria mãe e pelo namorado desta”.
Na quarta-feira, profissionais de saúde, adornando fato ou bata branca e segurando um balão azul, formaram um laço gigante nas zones exteriores do parque de estacionamento Centro de Saúde da Marinha Grande, entoando a mensagem “Pelo bem cuidar, maus-tratos não!”. A iniciativa contou com a participação da vereadora da saúde, Ana Laura Baridó, e pela chefe da Divisão de Saúde e Bem-Estar, Cristina Santos.