5.3.07

Mais mulheres em lugares de responsabilidade

in Comissão Europeia

O Dia Internacional da Mulher em 8 de Março será comemorado com uma série de eventos que põem em destaque a persistência das desigualdades no mundo do trabalho

Sabe que, no sector privado, uma mulher que faça o mesmo trabalho que um homem pode ganhar até menos 25 % do que esse homem?Olhe à sua volta:quantas organizações têm mulheres em lugares de responsabilidade?

Muitas mulheres europeias são confrontadas com esta realidade frustrante. É certo que os europeus estão conscientes da discriminação entre os sexos e 40 % consideram que se trata de um fenómeno generalizado. Apesar de serem iguais aos olhos da lei, do ponto de vista económico, é inegável que as mulheres continuam a ser o sexo fraco.

«Esta situação é inaceitável nas democracias actuais», declarou Vladimír Špidla, o Comissário responsável pela Igualdade de Oportunidades.«É necessário eliminar de uma vez por todas as barreiras invisíveis que impedem as mulheres de avançar na hierarquia».Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Comissário reunir‑se-á com algumas das suas colegas – as Comissárias Danuta Hübner, Neelie Kroes, Benita Ferrero-Waldner, Meglena Kuneva e Viviane Reding para falar sobre os progressos e os desafios enfrentados pelas mulheres na vida política.
No Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades não basta intervir no plano jurídico – é necessário acabar com os estereótipos.

Os homens têm de assumir uma parte mais importante das responsabilidades familiares e a Europa precisa de fórmulas de trabalho mais flexíveis e de estruturas de acolhimento para crianças.

As mulheres devem ter exactamente as mesmas oportunidades que os seus colegas do sexo masculino.

De 6 a 8 de Março, a União Europeia organiza uma série de eventos para promover a igualdade entre homens e mulheres.Viviane Reding, uma das oito mulheres do conjunto dos 27 Comissários que constituem a Comissão Europeia, debaterá o papel das mulheres nas tecnologias da informação. Entre as outras personalidades importantes presentes na exposição Mulheres Europeias encontrar-se-ão a Chanceler alemã Angela Merkel e a Comissária Benita Ferrero-Waldner.