2.7.07

Definidas trinta zonas de intervenção prioritária

in Jornal Público

O diagnóstico destinado a identificar territórios de intervenção prioritária, promovido pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), não trouxe grandes surpresas para a Área Metropolitana do Porto: Há os chamados bairros críticos, as zonas de diversão nocturna.

Na região Norte, os novos territórios de risco foram detectados "essencialmente, ao longo do percurso da linha de comboio do Minho" (onde circulam muitos adolescentes e jovens e há algum consumo nas estações e apeadeiros) e nos concelhos do interior com forte densidade populacional e/ou dinâmicos pólos universitários, como Bragança, Mirandela, Vila Real ou Macedo de Cavaleiros, salientou o delegado regional Adelino Vale Ferreira.

O diagnóstico integra o Programa Operacional de Respostas Integradas (PORI). O mapa, que envolveu todas as estruturas do IDT e diversas instituições que trabalham no terreno, sinalizou os problemas associados aos factores de risco (a nível regional, distrital, concelhio e local).

Numa primeira fase, foram identificados 53 territórios prioritários na região Norte (163 no todo nacional). Numa segunda, foram seleccionados 30 (91 no todo nacional). A ideia agora é fazer diagnósticos "mais finos" com o objectivo de criar planos de pormenor, de modo a adequar a intervenção à realidade concreta de cada local, o que passará por avaliar as necessidades ao nível de recursos e até de financiamento.
O delegado regional do Norte admitiu que algumas possam estar já a funcionar em pleno a partir de 15 de Setembro. Haverá serviços para os quais "não será preciso afectar mais recursos humanos ou financeiros" e outros para os quais tal será imperativo. A.C.P.