in Diário Digital
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa(SCML) e a Fundação Portugal Telecom (PT) assinaram na sexta-feira um protocolo de colaboração através do Programa «Partilhar», destinado à difusão das novas tecnologias junto dos idosos isolados e jovens estudantes apoiados pela SCML.
O acordo vai permitir a oferta, a título gratuito, e instalação, pela PT Comunicações, de computadores, e Internet de banda larga, destinados a idosos em situação de vulnerabilidade, bem como de computadores (fixos e portáteis) com ligação à web a jovens estudantes residentes em lares.
O conjunto de equipamentos e serviços instalados permitirão uma maior sociabilização aos idosos, através de conversações permanentes por vídeo, voz e texto, entre si ou com os Centros de Dia da SCML, que lhes prestam apoio, quebrando o isolamento em que vivem, especialmente se estiverem em situações de dependência física.
Durante a cerimónia, na qual esteve presente o Provedor da SCML, Rui Cunha, e o presidente da PT, Henrique Granadeiro, teve lugar uma demonstração do funcionamento do equipamento, através de uma ligação por vídeo-conferência, pelo Sapo Messenger, à casa de um dos utilizadores abrangidos pela iniciativa.
Os voluntários colaboradores da PT, a quem foi dada formação específica para este projecto, terão a responsabilidade de trabalhar em conjunto com idosos e jovens que recebem apoio da SCML, ensinando e dando apoio à aprendizagem das novas tecnologias, nomeadamente a correcta utilização de equipamento informático e do acesso à Internet.