in Jornal Regional
Há um aumento de pobreza nas cinco freguesias onde a Associação Teatro Construção (ATC) apoia os carenciados com alimentos. Joane, Pousada de Saramagos, Vermoim, Mogege, Oliveira de Santa Maria, Oliveira S. Mateus, Pedome, Castelões e Riba de Ave são as localidades que viram a pobreza a aumentar no último ano.
Prova disso é a duplicação do número de famílias que recebe ajuda do Programa de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC), através da ATC.
Segundo os responsáveis pela instituição joanense foram ajudadas 76 famílias que contemplam um total de 194 beneficiários, que englobam desempregados de longa duração,baixo rendimento do agregado familiar, doença, agregado familiar numeroso e sem rendimentos.
“Não há outra maneira de ler os números”, afirmou Custódio Oliveira, referindo-
se ao aumento do número de agregados familiares abrangidos por aquele programa,
cuja indicação é dada pelos serviços distritais de Segurança Social.
A aposta na educação como domínio prioritário levou, por outro lado, a ATC a leccionar actividades extracurriculares para os interessados.
“É uma medida positiva para os alunos e um motivo de tranquilidade para os pais”, explicou o responsável pela instituição.
Custódio Oliveira adiantou que a ATC tem condições e obrigação para fazer melhor do que era feito nas escolas. “As crianças que quiserem terão essas aulas na instituição, com professores oficiais, que têm a garantia quer da Câmara quer do agrupamento de escolas” sublinha o dirigente, adiantando que com esta medida os alunos deixam de ter necessidade de se deslocarem à escola para as aulas extracurriculares.
Salientando que a ATC concluiu que “é redutor” pensar só em assistir socialmente
as crianças, Custódio Oliveira refere que “ao assumir a educação como uma prioridade colocou-se a questão de como chamar a este espaço. Decidimos chamar-lhe Colégio ATC”, esclareceu, acrescentando que vai ser feito um conjunto de melhorias nas instalações, a par da construção de um novo campo de futebol de cinco, com relvado sintético e dotado de todas as medidas de segurança.
Já em Setembro, a instituição vai avançar para a aquisição de um mini-autocarro (entre os 30 e os 40 lugares) para, também, poder cumprir a nova legislação
de transporte de crianças, conferindo maior segurança aos transportes e dar melhores condições de conforto às crianças.